Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura e população: construindo juntos

Há 20 anos, Francisca Souza, 63, e José Bezerra, 75, foram morar na Vila Jerusalém, no Ramal Benfica. Contam que era apenas uma área de muito mato e poeira. Hoje, o lugar ganhou várias casas e, aos poucos, se estrutura com comércio, restaurante. Mas a grande transformação veio através do Programa de Gestão Participativa (PGP) da Prefeitura de Rio Branco, que realizou 700 metros de drenagem de água fluvial e 500 metros de pavimentação asfáltica com meio fio. A partir da ação de gestão pública, a população também agiu e tem transformado o ambiente com a construção de calçadas e arborização.

Na manhã de ontem, o prefeito Raimundo Angelim foi conferir de perto a obra, firmando o compromisso de conti-nuar o trabalho no lugar. O PGP foi colocado em prática em seu primeiro mandato e funciona com a participação direta da população que aponta as prioridades de cada área da cidade, dividida por regionais.

Foi o PGP que apontou a necessidade da Vila Jerusalém, segundo o presidente do bairro, Francisco Pereira da Silva. “Tínhamos sérios problemas de drenagem, depois a poeira. Estamos recebendo atenção da prefeitura no bairro, que resolveu a questão da vala, que no inverno e verão nos prejudicava. Foi feita a drenagem, depois tivemos piçarramento e agora o asfalto. A comunidade quer mais, ainda assim, reconhece o que foi feito e o melhoramento no lugar, por isso, também tem feito sua parte”, diz.

O prefeito Raimundo Angelim ressalta a importância do PGP, que atua junto à população. “As pessoas nos dizendo onde devemos investir erramos menos, porque elas sabem do que precisam. Aqui no Benfica o mais bonito é que a própria população dá resposta positiva, fazendo sua parte”, diz.

Atitude popular – Depois da drenagem e pavimentação na Vila Jerusalém, a população tomou iniciativa. Os moradores estão, aos poucos, arborizando o lugar e construindo calçadas. O ambiente já é outro, estimulando, inclusive, pequenos comércios. É o caso de Geraldo dos Santos, 48 anos, que mora no lugar há onze anos. Ele diz que a área comercial que tem acaba de ser alugada para um empresário que colocará ali um açougue, por isso, decidiu fazer calçada. “A prefeitura está fazendo sua parte e os moradores decidiram fazer a sua. Eu já consegui até alugar meu estabelecimento”, comemora.

Madalena Souza, 50 anos, mora há apenas um ano e meio na Vila Jerusalém, tempo suficiente para notar mudanças positivas. “Aqui está ficando mais organizado, nós também nos organizamos. Depois do asfalto, fizemos calçada, ficou até melhor para a venda”, afirma.

Maria Antonia Alves, mora no ramal Benfica há 11 anos. Dona de casa, ela sempre ajuda a irmã na venda de frutas e verduras em frente a casa. “Antes, para vendermos aqui na frente era quase impossível de tanta poeira. Agora melhorou muito”, ressalta.

A atitude da população diante da mudança feita pela prefeitura, mostra que trabalhar coletivamente é a melhor maneira de transformar um lugar. Isso incentiva ainda mais os investimentos, garante o prefeito. “Vamos dar continuidade a esse trabalho no próximo ano”. (Ascom PMRB)

 

Sair da versão mobile