Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura promove aula inaugural do Projovem 2010

Aconteceu no auditório da FAAO, na noite da ultima terça-feira, a cerimonia de abertura das atividades do Programa Nacional de Inclusão de Jovem (Projovem) 2010 em Rio Branco.
Aula_inaugural_ProJovem
O evento contou com a participação de autoridades relacionadas à juventude e à educação do município e dos 1.100 jovens que farão parte do processo.

Em Rio Branco o programa é coordenado pela professora, Lídia Maria Motta, que falou da importância da execução do programa para a inclusão social e cultural de jovens que ultrapassaram a idade escolar. Ela reforça ainda que durante o curso os participantes tem acesso à qualificação profissional, para garantir a entrada no mercado de trabalho.

“O programa na capital já formou 1,8 mil alunos que tiveram acesso a inclusão digital, formação de nível fundamental e inserção à qualificação profissional. Essa é uma maneira de fazer um resgate na vida daquele jovem que por algum motivo abandonou a escola e trazê-lo para o meio social dando-lhes acesso a cultura e a educação” destaca.

Na oportunidade o prefeito Raimundo Angelim, falou da qualidade da execução do programa em Rio Branco e a expectativa com relação às novas turmas que serão formadas. Para o gestor incentivo à educação é uma das ações com melhores resultados desenvolvidos pela prefeitura, pois interfere diretamente na qualidade de vida dos cidadãos do futuro.

“A prefeitura desenvolve esse projeto há cinco anos e com grata satisfação que afirmo que hoje o ProJovem Urbano de Rio Branco está entre os cinco melhores do país, no que diz respeito a administração e resulto. 

Isso significa que a qualidade profissional da nossa população está se elevando, onde as pessoas recuperam o tempo perdido, concluem o ensino fundamental e médio, ingressam em uma universidade ou concluem um curso técnico e acessam as melhores vagas do mercado de trabalho”, pontua.

O ProJovem Urbano proporciona formação integral aos jovens, por meio de uma efetiva associação entre a formação básica, para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental, qualificação profissional, com certificação de formação inicial; participação cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.

Nessa perspectiva, o Programa tem como foco a reinserção dos jovens no processo de escolarização, a identificação de oportunidades potenciais de trabalho e a capacitação dos jovens para o mundo do trabalho, a participação dos jovens em ações coletivas de interesse público, a inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação e a ampliação do acesso dos jovens à cultura. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile