26 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

26 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Professores e alunos protestam em defesa de leis institucionais e autonomia da Ufac

paula por paula
15/09/2010 - 19:34
Manda no zap!CompartilharTuitar

Um grupo de professores, técnicos-administrativos e de acadêmicos promoveu ontem, a partir das 8h, na entrada da Universidade Federal do Acre, um ato conjunto de protestos. Eles reivindicaram o resgate de princípios básicos ao bom funcionamento de faculdades públicas como a Ufac, tais como a ‘legalidade institucional’ e ‘autonomia universitária’. Cerca de 40 pessoas participaram da paralisação de 24h e que foi de caráter de alerta, ou seja, pode desencadear movimentos mais sérios no futuro caso não se busque soluções.

ufacprotestam
O manifesto foi organizado por meio da Adufac (Associação/Sindicato dos Docentes da Ufac), juntamente com o apoio de grupos estudantis da faculdade em questão. Por conta da iniciativa grevista, as aulas de alguns cursos do local foram interrompidas ontem. 

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Com cartazes e faixas imensas de ‘queremos uma Ufac bem mais justa e democrática’, o grupo incitou que a atual reitoria não estaria respeitando decisões colegiadas (internas) da universidade. Além disso, os gestores supostamente já teriam tomado várias decisões sem consultar a opinião destes colégios institucionais menores (mas não menos importantes), ou sequer da própria comunidade acadêmica em geral. Tais desacordos (ou ‘desrespeitos’, como preferiram chamar) provocaram o ato de protestos de ontem.

De acordo com Gerson Albuquerque, professor aliado à Adufac,o protesto acabou sendo a reação natural ao que ele denomina de situação ‘precarizada’ da Ufac, propiciada pela forma ‘abusiva’ à qual a faculdade está sendo conduzida. Segundo o docente, como toda universidade federal, a Ufac deve ser regida por 3 instâncias: o Conselho Universitário (maior deliberador: reitores), a Assembléia de Centros (maior executar de decisões) e os Colegiados de Cursos (ouvidor das demandas estudantis: professores e coordenadores).

“Mas nada disso acontece. A reitoria que compõe hoje o quadro do Consu não aceita as decisões dos colegiados que lhe são contrárias e ainda determina coisas sem apreciação de professores. Isso não pode acontecer. É institucionalmente ilegal. Mesmo menores, os colegiados têm de participar, pois são como um parlamento que leva a voz dos alunos às deliberações. Portanto, este é um ato em prol da regularização interna na Ufac”, alegou.

Mais cursos, mais estrutura – Ainda a respeito da ‘autonomia violada’, Gerson citou a criação de mais cursos na Ufac nos últimos anos sem a devida adequação estrutural para suportar tal crescimento. Assim, muitos foram abandonados, em valorização de outros.

“O que temos aqui hoje são salas de aulas e laboratórios precários, sem professores para lecionar. Isso porque decidiram que seriam oferecidos mais cursos e, conseqüentemente, mais vagas para alunos, mas não se atentaram para o fato de que tais coisas exigem mais contratações, obras, manutenção e recursos. Resultado: cursos desestruturados”, pregou ele.

O outro lado – A reitoria da Ufac não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas desde que começou a aumentar quantidade de cursos tais gestores, em especial a reitora Olinda Batista, sempre defenderam a correção gradativa dos problemas que viessem a surgir desta alta demanda. Para tal objetivo, a reitoria veio apostando na execução plena de gestões cada vez mais participativas, a fim de se encontrar soluções viáveis às falhas de cada curso. Para tanto, o Consu faz reuniões internas todos os meses e, de vez em quando, ainda promove seminá-rios com o intuito de coletar sugestões de melhorias.

 

ufacprotestam3
Ger
son Albuquerque

ufacprotestam2

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Receita Federal lança consulta pública sobre nova ferramenta de comércio exterior durante evento na SUFRAMA

Próxima Notícia

Em Cruzeiro do Sul, Flaviano garante manter apoio ao Juruá

Mais Notícias

Foto: Iryá Rodrigues
Geral

Mesmo sem ocorrências graves, Defesa Civil diz que chuvas de setembro têm sido atípicas e faz alerta para população

25/09/2025
Foto: Arquivo/Prefeitura de Sena Madureira
Geral

MP estabelece regras para garantir segurança e legalidade na ExpoSena 2025

25/09/2025
Foto: Reprodução/Arquivo
Geral

ExpoSena 2025 agita Sena Madureira com shows e rodeio; veja programação

25/09/2025
Foto: José Caminha/Secom
Destaques Cotidiano

Sala de Situação aponta possível efeito do La Niña em chuvas intensas no Acre

25/09/2025
foto-oab-scaled
Geral

OAB do Acre lança Refis com desconto de 90% em juros e multas

25/09/2025
Foto: Val Fernandes
Destaques Cotidiano

Prefeitura promove concurso de canto gospel na abertura do 2º Festival da Macaxeira

25/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Em Cruzeiro do Sul, Flaviano garante manter apoio ao Juruá

Rapaz é alvejado com quatro tiros em Praça no bairro Defesa Civil

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre