Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Quedas de energia prejudicam distribuição de água na Capital

Semy_Ferraz_Saerb
O diretor-presidente Semy Ferraz
O diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Semy Ferraz, informou ontem (20) que a interrupção repentina do fornecimento de água para alguns bairros da cidade, no decorrer da semana passada, foi decorrente de sucessivas quedas de energia. Situação que, segundo ele, já começa a ser resolvida junto à direção da Eletrobras Distribuição Acre – antiga Eletroacre.

“Estamos solicitando da Eletroacre que o Saerb seja informado antecipadamente todas as vezes que a energia tiver que ser interrompida para a realização de alguma manutenção”, disse o representante da diretoria. Um primeiro diálogo já foi mantido com o diretor da empresa, Celso Mateus, mas a intenção de Semy é oficializar a parceria.

De acordo com o Saerb, os problemas com quedas de energia começaram no último dia 12, um domingo. Neste dia, as máquinas da Estação de Tratamento da Sobral ficaram paradas de 4h30 da madrugada até às 9h30 da manhã.

No decorrer da semana, novas interrupções. Na terça (14) e na quarta (15) foram seis. Com isso, a captação de água, que já estava prejudicada em decorrência da seca do Rio Acre, ficou ainda mais lenta.

Semy explica que todas as vezes que as máquinas são desligadas de maneira brusca, são necessárias, no mínimo, duas horas para que voltem a operar após o retorno da energia. São Francisco e Calafate foram os bairros mais afetados. No primeiro, os moradores reclamam que ficaram até cinco dias sem água.


O diretor do saerb garante que a situação já começou a ser normalizada na última sexta-feira (24). Com a colaboração da Eletroacre e a subida do Rio Acre, ele acredita que os problemas de captação e distribuição de água serão supridos.

 

 

Sair da versão mobile