6 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

6 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Região Norte do país tem só 13,5% das casas com rede de esgoto, diz IBGE

paula por paula
08/09/2010 - 18:07
Manda no zap!CompartilharTuitar

A região Norte do Brasil ainda está longe de atingir condições de saneamento básico adequadas para uma boa qualidade de vida, segundo dados da Pnad 2009 (Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar) divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (8).

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

ibgenorte
Na maior região do país, somente 13,5% dos domicílios – aproximadamente 555 mil – eram atendido no ano passado por rede coletora de esgoto. No Nordeste, a situação era um pouco melhor, mas ainda longe do adequado – 33,8% das casas contavam com coleta de esgoto em 2009. O levantamento evidencia a desigualdade dessas regiões com o Sudeste que tinha no período 85,6% das residências com saneamento.

Ao todo, em 2009, 59,1% das casas brasileiras tinham esgoto adequado – o número é um pouco menor do que o levantamento de 2008, que apontou 59,3% das residências com rede coletora. Algumas regiões, como a Norte, Nordeste e Centro-Oeste perderam a cobertura da rede de 2008 para 2009, enquanto Sudeste e Sul viram aumentar esse percentual.

A proporção de domicílios que ainda utilizam fossas rudimentares (não ligadas à rede de coleta e que não são sépticas) também assusta. Em 2009, em todo país, mais de 12 milhões de residências ainda usavam esse sistema para se livrar dos dejetos – quase a metade estavam no Nordeste (cerca de 5,1 milhões).

A Pnad classifica a rede geral de esgotamento sanitário da seguinte forma:

– Rede coletora (de esgoto ou pluvial): canalização de água e dejetos ligada a um sistema de coleta que os conduz para um sistema da área, região ou município, mesmo que este não disponha de estação de tratamento (coleta considerada adequada pelo IBGE)

– Fossa séptica ligada à rede coletora de esgoto ou pluvial: a água utilizada e os dejetos vão para uma fossa, onde passam por um processo de tratamento ou decantação, sendo a parte líquida canalizada para um local geral da área, região ou município (coleta considerada adequada pelo IBGE)

– Fossa séptica não ligada à rede coletora de esgoto ou pluvial: a água utilizada e os dejetos vão para uma fossa, onde passam por um processo de tratamento ou decantação, sendo a parte líquida absorvida no próprio terreno

– Outros: quando os dejetos vão para uma fossa rudimentar (fossa negra, poço, buraco etc.), diretamente para uma vala, rio, lago ou mar, ou quando o escoadouro não se enquadra em quaisquer dos tipos descritos anteriormente

No último dia 1º, os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2010, também do IBGE, mostravam que em regiões onde o esgotamento sanitário é inadequado, como é o caso do Norte do país, a proporção de doenças relacionadas ao saneamento básico é maior. (Fonte: IBGE)
 

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Roberto da Princesinha: um candidato que acredita no futuro do Acre

Próxima Notícia

Cadeirante é atropelado na BR 364

Mais Notícias

Foto: Espetáculo “Afluentes Acreanas” do Teatro Candeeiro.
6º destaque

“Velório à Brasileira” chega a Rio Branco com comédia, confusão e crítica social

05/11/2025
Foto: Diego Gurgel/Secom
Geral

Acre ocupa 4ª posição nacional em resultado primário; veja desempenho financeiro do estado

05/11/2025
Foto: Reprodução
5º destaque

Acre firma acordo para reestruturação da rede de saúde mental e fechamento gradual do Hosmac

05/11/2025
Foto: Arquivo/Secom
Geral

Inscrições para o processo seletivo do Novo Pronacampo se encerram nesta quarta-feira

05/11/2025
Foto: Sérgio Vale
1º destaque

Aleac aprova criação do Orçamento Climático no Acre

05/11/2025
Foto: Getty Images
4º destaque

Mais da metade dos casais do Acre vive em uniões consensuais, sem casamento civil ou religioso

05/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Cadeirante é atropelado na BR 364

Entrega da Declaração do ITR até 30 de setembro

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre