Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

SENAI promove treinamento para reduzir desperdício na fabricação do pão

O consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Deocleciano Brito está em Cruzeiro do Sul capacitando as empresas panificadoras e os profissionais da área para a redução do desperdício na produção.
Bolos_
Deocleciano, que tem larga experiência na área de panificação e confeitaria, disse que a capacitação abrange todo o processo de panificação, mas prioriza a produção consciente que reduza o desperdício e contribua para a maior lucratividade das empresas.

A capacitação faz parte de um projeto que é desenvolvido pelo SENAI em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC).

SENAI e Sebrae, que fazem parte do projeto em Cruzeiro do Sul, estão com estande na Expo Juruá fazendo a exposição de produtos na área de confeitaria e a degustação dos pães, bolos e doces produzidos já a partir da capacitação que receberam.

Deocleciano é mais do que um consultor de panificação. Ele é um profissional com experiência direta na área. Foi proprietário de uma empresa de panificação em Rio Branco. A história dele é bem interessante, pois começou a trabalhar na panificadora como entregador de pão.

Anos mais tarde, passou a fazer parte da sociedade na empresa e a administrou por anos, quando resolveu parar para administrar o patrimônio da família. Foi aí que recebeu o convite do SENAI para trabalhar na formação de mão-de-obra para a indústria de panificação no Acre. “Um dos motivos que nos levou a parar com a atividade na panificadora foi justamente a falta de mão-de-obra. Isso facilitou para que eu aceitasse o convite do SENAI”, relatou. Hoje, Deocleciano já soma 24 anos de experiência na área de panificação.

 A experiência do consultor não o deixa acomodar. No dia 26, ele viaja a São Paulo, onde está concluindo um curso de tecnologia de alimentos de origem animal e vegetal. Deocleciano afirma que o que aprende fora é sempre repassado aos acreanos, da capital e do interior. (Janelão.net)

Sair da versão mobile