Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Seringueiros procuram MPE para resolver conflito agrário

Moradores do seringal Barcelona, localizado às margens da BR-364, procuraram o Ministério Público do Estado do Acre (MPE) na manhã desta quinta feira (16) em busca de uma solução para um conflito agrário que vem se arrastando há anos na justiça em Sena Madureira.
Mpf_seringueiros
Com o avanço das obras da BR 364 e uma vez que o acesso àquela região não será mais interrompido no período chuvoso, a área onde antes era o Seringal Barcelona foi dividida e vendida pelos antigos proprietários sem antes fosse regularizada a questão fundiária das famílias que lá já residiam desde o período áureo da borracha.


Os seringueiros foram atendimentos pelo Centro de Atendimento às Vitimas de Violações de Direitos Humanos – CAVVDH, encaminhados pela procuradora de Justiça Patrícia Rêgo que percebeu a questão estava desassistida pelo MPE devido a uma manobra judicial feita pelos advogados dos fazendeiros.

Cerca de 50 famílias estão à iminência de serem desalojadas de suas terras por meio de ações de reintegração de posse. Por estratégia dos advogados dos fazendeiros as ações de reintegração são ajuizadas individualmente, com o intuito de evitar uma ação coletiva, e, por conseguinte a presença do MPE como maior interessado nessa ação. (Ascom MPF)

Mpf_seringueiros_2
“Eles já tentaram de tudo pra me tirar da terra, me ofereceram dinheiro, me ameaçaram e agora entraram com essa ação, mas com a graça de Deus eles ainda não conseguiram me tirar do lugar onde eu nasci”, relata Antônio Rodrigues de Souza, seringueiro de 65 anos, que nasceu dentro do Seringal Barcelona.

Siga o Ministério Público no Twitter: http://twitter.com/MP_AC 

 

Sair da versão mobile