Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Setembro ‘chuvoso’ coloca fim a alta incidência dos focos de calor no Acre

Com chuvas generalizadas e até vendavais, os primeiros 6 dias de setembro marcaram uma mudança drástica nas condições climáticas que o Acre viveu durante todo o mês passado e parte de julho. Prova disso está em dados do Inmet, que apontam a umidade relativa do ar (UR) sobre a capital acreana na média de 60% – em agosto era 35% – nos primeiros 6 dias do mês, com temperaturas entre 19 a 33ºC e mais de 15 mm de chuvas.
Tempo-Bom
Com isso, a freqüência de focos de calor caiu relativamente em todo Estado, saindo da média de 90 focos/ dia (agosto) para uma nova faixa de 18,3 ocorrências diárias neste mês. Para se ter uma idéia, o valor acumulativo de focos de calor em todo o Acre é de 3.153 casos neste ano (desde 1º de janeiro até ontem). Só em agosto foram 2.789 focos (88,5% do total do ano).  Nos últimos 6 dias, foram 111 focos (3,5%). Comparando com os 6 primeiros dias do mês passado (146), a diferença é de 35 focos (24% a menos).

Os números só não são ainda melhores porque ontem teve 37 focos, um salto na média.

Neste mês, os municípios que continuam insistindo nas queimadas são: Cruzeiro do Sul (18); Acrelândia (15); Capital (11); Sena (11); Marechal Thaumaturgo (8); Porto Walter (8); Bujari (7); Porto Acre (6); Rodrigues Alves (6); Mâncio Lima (5). Todos os demais estão abaixo de 5 focos. Para reduzir tais áreas do fogo e manter a situação sob controle, governo e prefeituras seguirão fiscalizando e autuando os incendiários.

Para os próximos dias, o Inmet prevê chances de chuvas para hoje e dias nublados para quarta e quinta, com mín. de 18ºC e máx. de 32ºC. Já portal Portal Climatempo mostra dias nublados hoje e amanhã, mas acusa a incidência de muitas chuvas durante o dia e, sobretudo, à noite de quinta e sexta, com mín. de 20ºC e máx. de 35ºC.

 

Sair da versão mobile