Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ariane pede atenção do município com respeito à inclusão no ensino

aricadaxoo
Vereadora defende a instalação de Carteira Escolar Inclusiva para alunos especiais

A vereadora Ariane Cadaxo (PC do B) propôs ao município de Rio Branco a implantação do “Programa Carteira Escolar Inclusiva nos Estabelecimentos de Ensino Público e Particular”, destinadas a atender os estudantes com necessidades especiais. A matéria foi apresentada no ano passado em forma de anteprojeto, já que se trata de uma ação que só pode ser liderada pelo poder Executivo.

“Sabemos que a escola é um dos mais importantes espaços de inclusão social. Não só porque se trata de um direito do portador de necessidades especiais, mas porque é ali que a criança aprende, desde cedo, a conviver com a diferença”, comenta a vereadora, ao ressaltar que promover a acessibilidade à educação é parte da essência do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“O PAC coloca a acessibilidade à educação como sendo uma das formas mais importantes de se promover a cidadania no país. Também sabemos que as crianças que interagem com a diferença não aprendem o preconceito e irão compor uma sociedade mais justa, tornando-se cidadãos aptos a respeitar o outro e a tornar-se adultos tolerantes e solidários”, destaca.

Ainda de acordo com ela, a Carteira Escolar Inclusiva irá proporcionar aos alunos portadores de necessidades especiais um melhor desempenho nas atividades educacionais, o que resultará em maior estabilidade e segurança intelectual na realização das tarefas. “A medida possibilita o resgate da autoestima e estimula a inclusão”, acrescenta.

Ariane Cadaxo frisa a importância dos incrementos do PAC e comenta que informações do Ministério da Educação dão conta de que a nova fase do programa tem investimento previsto em cerca de R$ 1 trilhão em obras de infraestrutura a serem aplicados no período 2011 a 2014. As ações em educação fazem parte da chamada Comunidade Cidadã, e somam investimento de R$ 11,7 bilhões.

“Acreditamos que esse é um desafio que certamente será abraçado pelo prefeito Raimundo Angelim, primeiro porque acreditamos que é possível termos uma educação igualitária, e segundo pela sua sensibilidade em lidar com as questões que envolvem a melhoria da qualidade de vida do nosso povo”.  (Assessoria)

 

Sair da versão mobile