Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Encontro discute inclusão da Língua Brasileira de Sinais no horário eleitoral gratuito

A Corregedora e vice-presidente do TRE-AC, Desembargadora Eva Evangelista, se reuniu na tarde desta quinta-feira (02) com representantes da Associação dos Surdos do Acre (ASSACRE) e de uma Coligação partidária para discutir a possibilidade da inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no horário eleitoral gratuito e nos debates entre os candidatos ao Governo do Estado na televisão.

Para a Corregedora do TRE-AC, que idealizou e mediou o encontro, a reivindicação da ASSACRE é “justa e legítima”. Eva Evangelista disse que a finalidade maior da reunião era conscientizar os partidos para os problemas enfrentados pelos deficientes auditivos, incluindo-se as pessoas completamente surdas, cuja comunicação só é possível mediante a LIBRAS. “O TRE-AC está solidário com às necessidades dos deficientes auditivos e surdos, e esperamos que os partidos possam ainda atender essa demanda”, disse a Desembargadora.

A Coordenadora da ASSACRE, Maria Rosália, enfatizou que o programa eleitoral com LIBRAS viabiliza a inserção dos surdos e deficientes auditivos no processo político e que a Legenda é insuficiente para o conhecimento das propostas políticas apresentadas no programa eleitoral.

Como apenas a Coligação Frente Popular do Acre compareceu à reunião, um novo encontro entre a ASSACRE e os partidos políticos foi marcada para a próxima segunda-feira (06), às 16h30, na sede do TRE-AC.  (Ascom/TRE)

 

 

Sair da versão mobile