X

Justiça Eleitoral define detalhes para a segurança nas eleições 2010

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC), desembargador Arquilau de Castro Melo, se reuniu na manhã de ontem (17) com juízes, promotores e chefes de cartórios eleitorais das 1ª, 2ª, 3ª, 6ª, 8ª, 9ª e 10ª zonas, além de representantes do Ministério Público Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil. O encontro com autoridades da Segurança Pública serviu para acertar os últimos detalhes no trabalho preventivo e de fiscalização nas eleições de outubro.

Segundo o presidente do TRE/AC, a reunião foi importante para traçar uma linha de ação coordenada da força pública com a Justiça Eleitoral. “Estamos agindo de forma integrada com as polícias, num trabalho que certamente dará bons resultados. Vamos exercer a fiscalização com todo o rigor que a lei exige, seremos firmes sempre”, afirmou o desembargador.

Arquilau Melo também destacou as ações de inteligência que estão sendo desenvolvidas em todo o Estado. “Há algum tempo que a gente ouve falar aqui no Acre que determinados candidatos ganham a eleição na véspera, sem nem mesmo terem feito campanha ou divulgação maciça de suas candidaturas. Ora, isso só pode ser feito por meio da compra de votos. Por isso eu faço um alerta: essas pessoas poderão ser surpreendidas no dia da eleição, pois nós estamos preparando um esquema de segurança que vai funcionar de fato contra aqueles que não respeitam as regras do jogo”, completou.

 Força policial estará atenta para coibir crimes eleitorais
A chefe da Delegacia de Defesa Institucional da Polícia Federal, delegada Anne Vidal Moraes, afirmou que a instituição terá representatividade em todas as cidades acreanas, e reforçou a necessidade de atuação conjunta com as polícias Militar e Civil. “As denúncias estão sendo apuradas em todos os municípios. O nosso efetivo foi adequado segundo a extensão geográfica, número de eleitores e pecu-liaridades de cada região do Acre”, disse Vidal.
A Polícia Federal atuará com um efetivo de mais de cem agentes durante a semana que antecede as eleições, mesmo em regiões distantes como Santa Rosa do Purus e Jordão.

Gravação de vídeo para combater abusos eleitorais
Durante a reunião, o procurador regional eleitoral, Fernando Piazenski, defendeu a utilização de câmeras de vídeo para a investigação de crimes eleitorais. Segundo o procurador, o recurso audio-visual confere maior “peso e credibilidade” a prova. “A imagem nos traz muito mais segurança para pedir a condenação de alguém que praticou um crime, principalmente no que diz respeito a prova testemunhal, quase sempre contraditória. Por isso, quando possível, utilizem a gravação de vídeo ao invés do relatório por escrito”, sugeriu o procurador aos policiais.

Disque-denúncia eleitoral já recebeu quase 700 ligações
Desde o dia 19 de julho a população acreana conta com o atendimento gratuito do Disque-Denúncia Eleitoral. O serviço (0800-642-2226) é resultado de um convênio assinado entre o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC), Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal (MPF) e Policia Federal (PF). Até o momento, o serviço já registrou 692 denúncias, com 419 somente em Rio Branco. O segundo município que mais recebeu denúncias de eleitores foi Cruzeiro do Sul, com 92 ligações. O Disque-Denúncia funciona todos os dias da semana, das 8h às 22 horas. No sábado e no domingo, o serviço pode ser utilizado de 8h às 18h.

Durante a reunião, o juiz eleitoral da 10ª Zona, Romário Divino, responsável pela coordenação do Disque-denúncia, disse que o serviço apresenta um resultado bastante satisfatório. “Quero aqui fazer um reconhecimento ao trabalho dos nossos parceiros, como a Polícia Civil, Militar e Federal. Sem eles não seria possível fazer tantas investigações e flagrantes como nós estamos fazendo. O resultado tem sido muito bom”, disse Romário Divino. (Fonte: Ascom/TRE)

 

 

 

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: