Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Livro sobre a trajetória política de Marina Silva será lançado amanhã

Será um fim de semana de atividades emocionais na campanha de Marina Silva (PV). A postulante verde ao Palácio do Planalto volta à sua terra para lançar a sua biografia “Marina: A vida por uma Causa”, no sábado, na AABB, em Cruzeiro do Sul e, no domingo, em Rio Branco, na Livraria Paim.
Marina-Silva0409
O livro escrito pela jornalista Marília de Camargo César conta a história da senadora acreana desde a sua infância, passando pelas suas primeiras vitórias eleitorais, a conversão ao evangelismo, a passagem pelo Ministério do Meio-Ambiente e a sua candidatura à presidência.

No release promocional da Editora Mundo Cristão, Marina Silva, explica porque concordou em deixar publicar uma biografia no atual momento político que vive. As biografias devem servir para edificar as pessoas pelo exemplo do biografado e achava que ainda não tinha essa contribuição a oferecer.

A proposta foi de uma reportagem biográfica, na qual haveria um olhar de outros personagens sobre a minha trajetória de vida e suas opiniões. Achei que dessa maneira a publicação cumpriria melhor o seu papel”, afirmou.

A obra foi prefaciada pelo cineasta Fernando Meirelles, diretor de filmes como Ensaio Sobre a Cegueira e Cidade de Deus. Meirelles destacou a postura humilde de Marina Silva forjada nos seringais acreanos. “O leitor se pergunta para onde ia o pensamento da pequena Marina, com seus 12 anos, ao caminhar em silêncio dezenas de quilômetros todos os dias, pelo meio da floresta, no Seringal Bagaço, para retirar látex.

Aquela menina vivia mergulhada num mundo sem muitas palavras, sem letras, mas rico em sons da natureza, onde cada sinal da mata tinha um significado, onde cada árvore tinha um nome e onde a vida, em sua simplicidade, fazia sentido”, escreveu.

Num outro trecho Meirelles coloca a senadora acreana no contexto político nacional. “Enquanto as forças políticas que tocam o Brasil vivem às turras numa discussão estéril sobre quem está mais à direita ou à esquerda, ou quem é responsável por isso ou aquilo, e ainda pensam o país com valores e os olhos do passado, focados em crescimento e expansão, como se isso ainda fosse sempre razoável e desejável, Marina está voltada para o amanhã.

Vê a possibilidade de outro futuro, não só para o Brasil, mas para o mundo todo. Sabe que precisamos começar hoje a mudar alguns paradigmas de nossa vida, se queremos deixar algum planeta para nossos descendentes”, argumentou.

Mudanças de rumos políticos
Marina Silva contou à autora os motivos que a levaram a sair do PT e iniciar uma nova jornada na sua carreira política. “Não venho mais com a ilusão de partidos perfeitos que acalentei durante a minha juventude, mas venho com a certeza de que homens e mulheres de bem podem aperfeiçoar as instituições, e de que as instituições também aperfeiçoam homens e mulheres de bem.

Não há como fazer a mudança que precisamos fazer, com uma magnitude que precisa ser feita, sem que haja forte base social, um grande acordo social que viabilize a sustentabilidade política para o novo fazer. Um novo fazer que não pode ser remetido para o amanhã”, salientou.

 

Sair da versão mobile