Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tião Viana e produtores visitam experiência de alta tecnologia em piscicultura

Na reta final da campanha, o candidato a governador pela Frente Popular, Tião Viana, já corre atrás de experiências produtivas que podem ser aplicadas à economia acreana. Acompanhado por empresários e pelo presidente da Colônia dos Pescadores de Rio Branco, Tião Viana foi conhecer, em Campo Grande – MS, os detalhes do bem sucedido Projeto Pacu, de produção de alevinos de várias espécies.
Viana416
O Projeto Pacu é uma das empresas com maior inovação tecnológica da América do Sul na área de piscicultura. O objetivo de Tião Viana é trazer conhecimento e tecnologia para tornar o Acre um dos maiores produtores de peixes da Amazônia, principalmente o pirarucu e, assim, conquistar novos mercados com a conclusão da rodovia do Pacífico.

Jaime Brum, diretor-geral da empresa, informou que o faturamento anual do empreendimento é de R$ 6 milhões só com a venda de alevinos e, além disso, presta consultoria para cinco países da América Latina. “Nós iniciamos o projeto com o pacu. Depois produzimos outras espécies e, agora, estamos investindo em alta tecnologia para produção do pirarucu”, disse.

O especialista na reprodução do pirarucu em cativeiro Martin Halverson, contratado pelo Projeto Pacu, apresentou as potencialidades do investimento no Acre. O empresário acrea-no Miguel Fernandes, que já investe na produção do peixe, destacou: “essa oportunidade de conhecermos o projeto é de extrema importância para a melhoria da nossa produção”.

Para Tião Viana, a experiência do projeto Pacu é fundamental para a consolidação do processo de desenvolvimento do Acre nos próximos quatro anos: “se incorporarmos alta tecnologia e conhecimento, tanto para grandes produtores quanto para as colônias de pescadores, teremos as comunidades se emancipando economicamente e o Acre poderá se tornar um grande produtor de peixes”.

Sair da versão mobile