Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

TRE-AC nomeia integrantes da Comissão de Votação Paralela

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) nomeou nesta quarta-feira (01) os integrantes da Comissão de Votação Paralela. O procedimento visa comprovar a confiabilidade do sistema eletrônico de votação e será realizado no mesmo dia das eleições.

Em cada estado há uma comissão para cuidar da organização e condução dos trabalhos, composta por um juiz de direito e quatro servidores da Justiça Eleitoral, sendo pelo menos um da corregedoria regional eleitoral, um da Secretaria Judiciária e um da Secretaria de Tecnologia da Informação.

No Acre, a Comissão será formada pelos seguintes integrantes: Leandro Leri Gross, Juiz de Direito; Ducileide Rebouças de Mesquita Delacosta, da Corregedoria Regional Eleitoral; Francisco das Chagas Farias de Abreu, da Secretaria Judiciária do TRE-AC; Clícia Quintela Freitas, da Secretaria de Informática; e Roselha Gondim dos Santos Pardo, do Gabinete da Presidência. O Promotor eleitoral Adenilson de Souza também acompanhará os trabalhos.

A Votação Paralela é mais um mecanismo encontrado pela Justiça Eleitoral para dar credibilidade ao sistema de voto eletrônico, usado desde as eleições gerais de 1996. Em 2010 o procedimento está regulamentado pela Resolução TSE 23.205, que dispõe também sobre a assinatura digital e a lacração dos sistemas, conjunto de procedimentos que tem o objetivo de dar transparência e segurança a todo o processo. 

Urnas serão sorteadas

Na véspera da eleição, o TRE-AC fará o sorteio das seções eleitorais que vão ceder as urnas para a votação paralela. Logo a seguir os equipamentos serão retirados dos seus locais de origem e levados, ainda no sábado, para a sede do Tribunal, onde permanecerá sob vigilância. A Justiça Eleitoral já tem preparada uma estrutura logística para a retirada das urnas, que serão levadas por avião, helicóptero ou veículos seguros para a capital.  (Ascom/TRE)

 

Sair da versão mobile