18 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

18 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

TSE arquiva pedido de cassação do registro de Dilma

paula por paula
03/09/2010 - 18:36
Manda no zap!CompartilharTuitar

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Aldir Passarinho Junior arquivou nesta quinta-feira (2) a representação que pedia a cassação do registro de candidatura da petista Dilma Rousseff à Presidência da República. Na decisão, o ministro, que também é o corregedor-geral eleitoral, afirmou que não foi comprovada a “concreta demonstração” de que a candidata Dilma Rousseff se beneficiou da quebra do sigilo fiscal de pessoas ligadas ao candidato José Serra (PSDB). Para Passarinho, não houve também potencial lesivo na ação para representar desequilíbrio na disputa eleitoral.

Ontem (1), a coligação O Brasil Pode Mais, encabeçada por Serra, apresentou representação no TSE pedindo a cassação do registro de Dilma Rousseff por conta das quebras de sigilo fiscal de cinco pessoas ligadas ao tucano. Na ação, os advogados acusaram Dilma e outras seis pessoas. Estavam na lista o candidato ao Senado em Minas Gerais Fernando Pimentel (PT), os jornalistas Amaury Ribeiro Junior e Luiz Lanzetta, o secretário da Receita Federal Otacílio Cartaxo e o corregedor-geral da Receita Federal, Antonio Carlos Costa D’avila.

O PSDB acusou o grupo de usar a Receita Federal para quebrar o sigilo fiscal de pessoas ligadas ao candidato Serra, com a intenção de prejudicá-lo em benefício da campanha da candidata Dilma. Ao recorrer ao TSE, a coligação pretendia que os envolvidos recebessem a sanção de inelegibilidade, conforme prevê a Lei Complementar 64/90 bem como a cassação do registro do candidato diretamente beneficiado pelo desvio ou abuso do poder de autoridade. No entanto, para Passarinho, os fatos precisam ser apurados pela Justiça comum, não pela eleitoral.

Na decisão, o ministro afirmou que a legislação permite que as coligações ingressem com representações diretamente ao corregedor eleitoral no período de eleições para relatar fatos, indicar provas, indícios e circunstâncias, visando a abertura de investigação judicial para apurar uso indevido, desvio ou abuso do poder econômico ou do poder de autoridade, ou utilização indevida de veículos ou meios de comunicação social, em benefício de candidato ou de partido político. No entanto, a instauração do procedimento da investigação judicial eleitoral está condicionada “à satisfação de requisitos fático-probatórios sobre os quais se erige o pedido (fatos, provas, indícios e circunstâncias)”.  (Congresso em foco)

Leia também:  

PT entra com três ações contra Serra e PSDB

 

Um dia após o PSDB entrar com ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que a candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, seja declarada inelegível – e que foi negada ontem -, o PT deu o troco e protocolou três ações na Justiça contra os tucanos. As ações são uma resposta às acusações tucanas, de que o PT e Dilma estão por trás da quebra do sigilo de pessoas ligadas ao PSDB e ao seu candidato a presidente, José Serra.

A principal ação do PT protocolada no TSE prevê pena de dois meses a um ano de prisão para o próprio Serra, caso seja considerada procedente.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 Segundo o secretário-geral do PT e coordenador da campanha petista, deputado José Eduardo Cardozo, a ação é fundamentada no fato de o tucano ter ferido o Código Eleitoral, quando imputou a Dilma fato que “sabia que não era crime”, apenas para exploração eleitoral.  (O Globo)

 

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Pode faltar combustível no Acre e em Rondônia já neste fim de semana

Próxima Notícia

Caravana da Cidadania estará em Cruzeiro do Sul no dia 7 de setembro

Mais Notícias

Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino
3º destaque

Márcio Bittar defende PEC da Blindagem: ‘devolve autoestima ao Congresso’

18/09/2025
Foto: Juan Vicent Diaz
POLÍTICA

Quaest: Lula lidera em todos os cenários de 1º e 2º turno para 2026

18/09/2025
Foto: Reprodução/Câmara de Deputados
Destaques Cotidiano

Bancada do Acre se divide em votação sobre urgência do PL da Anistia; veja placar

18/09/2025
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
POLÍTICA

Petecão adianta voto contrário à PEC da Blindagem no Senado: ‘afronta à sociedade’

17/09/2025
Foto: Leandro Chaves
POLÍTICA

Câmara aprova reajuste de subsídio ao transporte coletivo em Rio Branco sob críticas e denúncias

17/09/2025
'PEC da Blindagem': Entenda como o caso de Hildebrando ajudou a criar lei que deputados querem derrubar
Destaques Cotidiano

‘PEC da Blindagem’: Entenda como o caso de Hildebrando ajudou a criar lei que deputados querem derrubar

17/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Caravana da Cidadania estará em Cruzeiro do Sul no dia 7 de setembro

Tião Viana quer avançar no crescimento econômico do Estado

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre