Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

TV Gazeta realiza primeiro debate com candidatos ao Governo

Os candidatos ao Governo do Estado, Antônio Gouveia (PRTB), Tião Bocalom (PSDB) e Tião Viana (PT), participam na próxima segunda-feira, 20, a partir das 22 horas, do debate organizado pela TV Gazeta, com cobertura em tempo real pela agência Agazeta.net.
Debate_eleioes
Serão quatro blocos, nos quais os candidatos terão a oportunidade de apresentar suas propostas. O mediador será o jornalista Alan Rick.


Esse é o primeiro debate entre candidatos ao Governo do Estado promovido pela TV Gazeta e seguirá as mesmas regras dos debates realizados pela Rede Record, da qual a emissora acreana é afiliada. Toda estrutura já está preparada, e a expectativa é que esse seja o melhor debate já realizado por uma emissora acreana, tendo em vista o histórico de jornalismo da  TV Gazeta, líder em audiência no mercado local. Mais de 50 profissionais da TV Gazeta e de Agazeta.net estarão envolvidos na transmissão.


“Há mais de três meses nossa equipe está trabalhando nos preparativos desse debate. Para nós, é motivo de muita alegria colaborar com o processo democrático. Nossa meta é oferecer oportunidade para que os candidatos possam apresentar suas propostas, de modo que os eleitores possam conhecer melhor aquilo que está propondo cada candidato”, afirmou o diretor da TV Gazeta, Raimundo Martins.


Pioneira nas transmissões em tempo real no Acre, a agência Agazeta.net irá transmitir o debate para o mundo inteiro, possibilitando que acreanos que estão em outras cidades também possam acompanhar o processo eleitoral do Estado. Os internautas poderão conhecer todos os detalhes do evento através de um link especial, que mostrará vídeos, textos, com a cobertura minuto a minuto, e galeria de fotos.

“Tivemos uma experiência muito positiva com a transmissão da programação da TV Gazeta ao vivo no portal, na cobertura da Expoacre 2010. Durante aquela semana, milhares de internautas de todo o país interagiram com a TV Gazeta através das ferramentas do site e, agora, vamos repetir a experiência no debate, com ainda mais inovações.

Além da TV ao vivo,  que transmite em tempo real a programação da TV Gazeta, teremos uma câmera exclusiva para o site, que possibilitará a cobertura das curiosidades dos bastidores, antes e após o debate ir ao ar.

É importante lembrar que, a partir das 21h, os internautas já poderão acompanhar a movimentação no estúdio da TV Gazeta, acessando o site Agazeta.net. E, após o encerramento na TV, continuaremos com a cobertura  exclusiva on line, mostrando entrevistas com os candidatos, além de uma análise do desempenho de cada um, feita por um especialista”, explicou a editora-chefe, Maíra Martinello.

 

Regras
O debate terá quatro blocos e, portanto,  três intervalos comerciais. Os candidatos terão bancadas individuais idênticas, dispostas no estúdio em formato de ferradura. A distribuição dos candidatos pelas bancadas será feita por sorteio, acompanhado pelos respectivos representantes. O primeiro candidato a ser sorteado sentará à direita do mediador; o segundo, à esquerda.


*A platéia será composta por convidados da emissora e dos candidatos. Cada candidato terá direito a cinco convidados

*Os candidatos deverão chegar uma hora antes do debate. Cada candidato poderá trazer para o estúdio até dois assessores previamente credenciados pela TV GAZETA. Nos intervalos, eles poderão dirigir-se apenas ao candidato que assessoram. Será proibido usar celular ou rádio-transmissor dentro do estúdio.

*Os candidatos serão avisados pelo mediador do tempo decorrido de cada resposta. No ar, o telespectador verá um contador de tempo.

*Candidato ofendido por citação a ele ou a governos e partidos que represente em pergunta, resposta, réplica ou tréplica poderá se defender. O tempo será de 30 segundos. O mediador definirá se houve citação que obrigue defesa. Esta será feita a qualquer tempo, dentro do bloco em que foi solicitada.

PRIMEIRO BLOCO
– O mediador apresentará os debatedores e as normas gerais do debate.


– Cada candidato terá 1 minuto para se apresentar. A ordem será a mesma que definiu a disposição dos candidatos no estúdio, ou seja, o primeiro a falar será aquele à direita do mediador; o segundo, à esquerda, e assim, sucessivamente.


– Em seguida, começa a rodada de perguntas. O mediador fará a primeira pergunta que será respondida por todos.  A ordem será inversa a que definiu a disposição dos candidatos no estúdio.


– Em seguida, o mediador fará a segunda pergunta que será novamente respondida por todos candidatos. Desta vez, a ordem será a mesma que definiu a disposição dos candidatos no estúdio.


– Tempo: pergunta de 1 minuto e resposta de dois minutos

SEGUNDO BLOCO
– Os candidatos farão perguntas entre si, seguindo ordem definida previamente em sorteio. Cada candidato poderá ser questionado no máximo duas vezes durante o bloco. O candidato que perguntar terá direito a réplica; o que responder poderá fazer sua tréplica.

– Depois que todos tiverem perguntado uma vez, terá início o segundo ciclo de perguntas, respostas, réplicas e tréplicas, seguindo a ordem inversa definida no sorteio do primeiro ciclo. Ou seja, o último a perguntar no primeiro ciclo será o primeiro a perguntar no segundo, e assim, sucessivamente.

– Os temas serão de livre escolha do candidato que faz a pergunta.

– Tempo: pergunta de 1 minuto, resposta de dois minutos, réplica e tréplica 1 minuto cada.

 

TERCEIRO BLOCO
– Idêntico ao segundo bloco.

QUARTO BLOCO
– Cada candidato terá dois minutos para fazer suas considerações finais. A ordem será inversa à definida para participação dos candidatos no primeiro bloco.
– O mediador agradecerá e encerrará o debate. (A Gazeta.net)

Sair da versão mobile