Política local 28/10/2010

“Pobre é como pneu, quanto mais trabalha mais liso fica”.

Frase de pára-choque de caminhão.

Rapa geral
Como a coluna anunciou em primeira mão, o MPE representou ontem no TRE/AC contra a diplomação dos deputados eleitos Antonia Lucia (PSC), Denilson Segóvia (PSC) e outros candidatos do partido. Se condenados não sobrará ninguém para apagar a luz no PSC. E pela relação de crimes eleitorais elaborada pelo MPE dificilmente serão absolvidos.

Torcida em família
Na torcida estão os primos Solange Pascoal (PMN) e Samuel Pascoal (DEM) que, confirmadas as punições de Antonia Lucia e Segóvia, assumirão as suas vagas na Câmara Federal e Aleac.

Não fica nisso
E não vai ficar apenas nisso. Com a cabeça na guilhotina estão pelo menos três outros deputados estaduais e federais eleitos, a serem representados em breve no TRE/AC.

Belo trabalho
Nesta eleição há de se destacar a ação da PF, do MPE e Justiça Eleitoral, como exemplar, no combate ao abuso do poder econômico e compra de votos pelos candidatos.

Como didática
As punições servirão como exemplo aos que se elegem comprando votos.

Peso importante
Se o governador eleito Tião Viana conseguir até a eleição municipal asfaltar a 364 entre Rio Branco-Cruzeiro do Sul terá um trunfo forte contra a reeleição do prefeito Wagner Sales.

Mesmo caminho
E Wagner Sales, segundo políticos cruzeirenses, comete um erro ao menosprezar os aliados.

Caso complicado
As coisas se complicaram mais para o prefeito de Acrelândia, Carlos César (PSB), porque um dos acusados aderiu ao programa “delação premiada” e o entregou na morte do Pinté.

Primeiro momento
Desde o primeiro momento que disse aqui que, o crime tinha conotação política.

Jorge Kalume
Kalume era um político arredio, raríssimas foram as suas entrevistas, media sempre as palavras, sua marca principal não foi sua produção parlamentar, mas, sua honestidade.

Defensor ardoroso
Kalume foi um defensor ardoroso dos governos militares, chegava-se dizer que, por conta de sua admiração pelas patentes, costumava bater continência até para guardas da Sucam.

Safra dos coronéis
Jorge Kalume foi da safra dos coronéis da política acreana integrada por Geraldo Mesquita, Oscar Passos, Guiomard Santos, Ruy Lino, Geraldo Fleming e Nabor Junior.

Desencanto
Kalume se desencantou com a política depois de uma derrota no final da carreira para deputado federal, se recolheu a Brasília e só aparecia no Acre para votar.

Não fica fora
Em qualquer obra política que se escrever sobre o Acre o nome de Jorge Kalume não poderá ficar fora.

Nada disso
Leio que existe um trabalho de vários colunistas políticos contra a candidatura do deputado Tchê (PDT) à presidência da Aleac. Estou fora disso. Não sei nem se ele é candidato a nada.

Carta marcada
E ademais, essa escolha é uma carta de jogo marcada por quem ocupa o cargo de governador.

Sempre será
Foi assim nos governos da oposição e continua sendo nos governos da FPA. E ponto final.

Errar demais
Todos os institutos de pesquisa apontam uma boa margem de vantagem de Dilma Rousseff (PT) sobre José Serra (PSDB). A fatura parece liquidada. Não é possível que todos estejam errando.
 
Nada satisfeito
O prefeito Wagner Sales, consta, anda uma arara com o prefeito de Mâncio Lima, Cleidson Rocha, que arrumou uma merreca de votos para a deputada Antonia Sales (PMDB).

Falando nisso
O que se espera é que na próxima legislatura a deputada Antonia Sales tenha uma atuação destacada, o que não aconteceu neste mandato, com uma ação parlamentar sofrível.

Jabotis na forquilha
Vão acontecer mudanças profundas na lista de eleitos para a Aleac e Câmara Federal.

Muitas novidades
Por isso é recomendável muitos dos deputados eleitos não gastar por conta da eleição.

É preciso oxigenar

Em toda área para se ter um bom desempenho é essencial se oxigenar com novas cabeças e novas idéias. E desaparelhar a máquina estatal, cujo critério para ocupação de cargos foi até aqui ser filiado ao PT. É o grande desafio posto ao governador eleito Tião Viana. A última eleição mostrou ser esse um modelo falido. Ou corrige ou paga um preço alto em 2012.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation