Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acordo firma troca de estudantes entre Ufac e universidade peruana

A Ufac (Universidade Federal do Acre) e a Universidad Nacional de Ucayali firmaram na manhã de ontem acordo para a troca de estudantes entre as duas instituições. A parceria foi firmada no gabinete do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), principal entusiasta da integração do Acre com a região amazônica do Peru. Também participaram do encontro o vice-reitor da Ufac, Pascoal Muniz, e o vice-reitor da universidade peruana, Antonio Guerra Silva.
Acordo-Ufac
Neste primeiro momento, a universidade brasileira irá dispor 26 vagas aos peruanos. Desse total, 24 serão exclusivamente no campus de Cruzeiro do Sul, distante pouco mais de 220 quilômetros de Pucallpa, a capital de Ucayali. As vagas serão oferecidas nas diversas áreas da engenharia e tecnologia da informação. A Ufac selecionará os alunos beneficiados por meio do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

Já os peruanos vão oferecer 14 cadeiras para os estudantes acreanos nos curós de medicina, engenharia civil e alimentos, além de tecnologia da informação. Um dos pontos de discussão da reunião de ontem foi quanto aos auxílios a ser oferecidos aos acadêmicos.

Do lado do Peru já está certo o comprometimento do governo regional de bancar todos os custos dos brasileiros com hospedagem, alimentação e transporte. Já a Ufac ainda pleiteará junto à Secretaria de Educação e ao próprio ministério em Brasília os recursos para viabilizar o intercâmbio. 

“Este processo vem caminhando há décadas, mas se fortaleceu nos últimos dois anos e hoje deixa de ser apenas discurso e protocolos de intenções e torna-se realidade”, declarou o presidente da Assembléia Legislativa.

 

 

 

Sair da versão mobile