Acre firma acordo com MT para consolidação de rota

Um protocolo de cooperação entre o Estado do Acre, por meio da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (Setul), e o Estado do Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) foi assinado na tarde de ontem (21) durante reunião do Fórum de Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur) para a consolidação da rota do Amazônia-Andes Pacífico com vôo regular entre Rio Branco/Lima/Cuzco.

O evento foi realizado durante o Congresso Nacional da Abav, no Rio Centro, Centro de Convenções do Rio de Janeiro, e contou com a presença de todos os secretários de turismo dos Estados, inclusive do secretário de Turismo do Acre, Cassiano Marques, e a secretária de Turismo do Mato Grosso, Vanice Marques, o presidente da Abav, Raimundo Morais, e do ministro do Turismo, Luiz Barreto.    

Na prática, o documento autoriza aos governos do Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso a desenvolverem ações efetivas para a promoção do turismo internacional entre Brasil e Peru, por meio da nova rota Pantanal/Amazônia/Andes/Pacífico.

O secretário Cassiano Marques destacou também a conexão regular terrestre entre Lima/ Cuzco / Rio Branco/Cuiabá/ São Paulo, que passa pela conclusão da Estrada do Pacífico, prevista para ser inaugurada na primeira quinzena de dezembro de 2010.

O fortalecimento dessa rota internacional foi possível graças ao protocolo assinado em 13 de abril de 2008, como produto turístico integrado entre os dois países, e o esforço de desenvolvimento e promoção de roteiros integrados na Amazônia por autoridades públicas e representantes do trade turístico nacional.

O ato vai promover a partir de agora um aumento na oferta de pacotes turísticos pelas operadoras e agências de viagens. Além de abrir novas oportunidades para o turismo de lazer e de negócios contribuindo para o desenvolvimento do Acre. (Assessoria)

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation