Deputado é atingido por caixa d’água e taxista por árvore

Deputado foi atingido por uma caixa d’água durante o vendaval de ontem
Josemir_Anute
O deputado estadual Josemir Anute (PR) deixou a observação do Pronto-Socorro de Rio Branco – para aonde foi levado após ser atingido por uma caixa d’água, durante o vendaval que atingiu a Capital no feriado – e se recupera em casa ao lado da mulher e dos três filhos. A alta ocorreu por volta das 2h da madrugada de ontem (13), depois que a equipe médica de plantão se certificou da ausência de fraturas na região craniana.

O parlamentar sofreu ferimentos na parte externa da cabeça e quebrou as clavículas, resultando na imobilização dos dois braços. Em casa, já mais aliviado do susto, Josemir conversou com a imprensa e relatou como tudo aconteceu. Segundo ele, era por volta de 17h de terça-feira, chovia muito, então decidiu deixar a piscina onde desfrutava da companhia da mulher e dos filhos.

“Peguei a vassoura com a intenção de aproveitar a água da chuva para lavar a área. Dei  poucos passos e fui atingido. Neste momento apagou tudo. Quando acordei não sentia as pernas nem os braços. Foram momentos de grande desespero”, lembra. A caixa que atingiu Josemir tem capacidade para 5.500 litros e veio de um prédio vizinho, caindo de uma altura de quatro metros.

O recipiente bateu primeiro no telhado da área de serviço, amortecendo assim o impacto. De dentro da piscina, a esposa e os filhos assistiram a tudo sem nada poder fazer. “Quando eu vi à caixa vindo em direção a ele ainda gritei, mas no momento seguinte ele já estava caído no chão”, conta Vanderléia Rocha, mulher do parlamentar.

Ela relata que o filho mais velho ficou tão desesperado que correu até o Supermercado Araújo do Aviário em busca de socorro. Uma irmã do deputado, grávida de poucos meses, também estava no momento do ocorrido. “Estava tão nervosa que não conseguia acertar o número do Samu, mas graças a Deus alguém ligou e eles vieram”, declara.

Na vizinhança, vários prédios ostentam caixas d’água na mesma situação. A maioria sem tampa e sem as amarras necessárias para evitar que sejam arrastadas pelo vento, em situações como a da última terça-feira. O deputado promete formalizar um pedido ao Corpo de Bombeiros para que faça uma vistoria nos prédios localizados na região para evitar fazer novas vítimas. “Pela graça de Deus estou bem, mas poderia ter sido diferente”, observa.

Três horas de espera por tomografia
Estrago_do_temporal_2
Apesar de ter sido rapidamente atendido pela equipe médica do Serviço Móvel de Urgência (Samu), o deputado teve que esperar cerca de três horas no Pronto-Socorro de Rio Branco, para poder realizar o exame de tomografia que iria revelar se ele tinha algum trauma e se necessitava passar por cirurgia.
A demora ocorreu em virtude da falta de energia elétrica, que atingiu parte de Rio Branco, minutos após o início do vendaval. Anute agradece a atenção que recebeu da equipe médica, mas cobra mais atenção para evitar que situações como essas voltem a acontecer.

De acordo com Vanderléia, ainda se cogitou a possibilidade de transferência do marido para a Fundação Hospitalar ou à Unimed, mas as duas clínicas também estavam sem energia. Em virtude disso, mesmo com fortes dores, o deputado foi obrigado a esperar o retorno da energia para ter um diagnóstico completo.

Em entrevista à TV GAZETA, o diretor administrativo do Pronto-Socorro, Tiago Souza, esclareceu que o estabelecimento dispõe de dois geradores de energia, sendo um destinado ao centro cirúrgico e a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e o outro à ala administrativa, onde porventura funciona o aparelho de tomografia.

Segundo ele, os dois geradores entraram em operação assim que foi registrada a queda de energia, mas o que abastece a ala administrativa entrou em pane logo na seqüência. De acordo com a direção, os reparos necessários foram iniciados na manhã de ontem.

Outros prejuízos
Estrago_do_temporal_
Além da casa do deputado Josemir Anute, o vendaval causou destruição em vários outros pontos da Capital. Várias casas localizadas ao longo do Parque da Maternidade tiveram os telhados arrancados pelo vento. Placas de outdoor e árvores também foram arrastadas.

Na Praça da Revolução, em frente ao Quartel da PM, galhos de árvores ficaram espalhados por vários pontos. Um dos quiosques utilizados para a venda de tacacá ficou parcialmente destruído. No Bosque, um táxi foi atingido por uma árvore, provocando ferimentos no motorista. No Conjunto Universitário, uma casa foi atingida por outra árvore.

Leia mais:
Deputado Josemir Anute é atingido por caixa d’água, durante vendaval

O deputado estadual Josemir Anute (PR) foi uma das vítimas do forte temporal, por volta das 17h, desta tarde de terça-feira, 12, em Rio Branco. Anute tentava escoar a água da calçada de sua casa, localizada na rua Amazonas, no bairro Aviário, quando foi atingido por um caixa d’água, de um prédio ao lado, que foi derrubada pela força do vento. A caixa bateu primeiro em parte do telhado da casa, o que, por sorte, amorteceu o impacto, e o atingiu em seguida. O deputado sofreu fraturas nos ossos dos ombros, mas, segundo a família, passa bem.

Segundo a esposa de Anute, Wanderléia Rocha, ele chegou lúcido ao Pronto Socorro de Rio Branco, apesar das fortes dores. Por conta da falta de energia que atingiu vários bairros da cidade, durante o temporal, o deputado demorou a ser atendido no hospital e só conseguiu fazer os exames por volta das 20h.

A família reclamava da demora no atendimento, que não pôde ser feito imediatamente porque o PS não conta com sistema de gerador de energia. “Meu marido sentia muitas dores e não podia ao menos ser medicado, enquanto os médicos não conseguiam fazer os exames e o diagnóstico. Foi um momento de muito desespero”, afirmou Wanderléia. Anute continuará internado no PS em observação.

O forte temporal que atingiu a Capital causou diversos prejuízos também no Parque da Maternidade e em outros bairros. Telhados, semáforos, placas de outdoor, fios de alta tensão e até mesmo árvores foram arrancados e derrubados com a força dos ventos. (O Alto Acre)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation