Encontro reúne MPs do Brasil, Bolívia e do Peru

Em sua 3ª edição, o Encontro Trinacional de Representantes do Ministério Público, Magistratura e Polícias, terá sua realização entre os dias 25 a 29, em Brasiléia/AC, com a participação de delegações do Brasil, Bolívia e Peru. O evento é uma realização da Procuradoria-Geral de Justiça em parceria com a Fundação Escola Superior do Ministério Público do Acre (Fempac) e a Associação do Ministério Público do Acre (Ampac).
Encontro111
Durante o Encontro, os representantes dos três países irão debater os problemas que enfrentam na tríplice fronteira, como o combate a criminalidade organizada, o meio ambiente, o tráfico de pessoas, entre outras questões. “As outras edições suscitaram bastante interesse das autoridades dos três países e por isso não há como se fazer uma avaliação inicial do número de participantes. Estamos com uma grande expectativa”, salienta o Dr. Danilo Lovisaro do Nascimento, diretor-executivo da Fempac.

Na abertura do Encontro Trinacional, às 10h do dia 25, na cidade de Brasiléia, dois generais do Peru irão palestrar, fazendo um diagnóstico da atuação do Exército e Polícia na região de fronteira. “Na parte da tarde teremos um evento que foi formatado pela Dra. Patrícia Amorim Rêgo, procuradora-adjunta e coordenadora da Coordenadoria do Meio Ambiente do MPAC, reunindo pesquisadores e profissionais dos três países que atuam na área ambiental”, acrescenta o diretor da Fempac. “Vamos discutir a poluição ambiental na tríplice fronteira e ver as ações conjuntas que poderão ser realizadas para enfrentar este grave problema”.

O diretor informa, ainda, que no evento, que se estenderá por toda semana, será ministrado o Curso Grotius, do Ministério da Justiça, com um módulo de capacitação para os participantes do Encontro Trinacional na área da cooperação jurídica internacional. “Serão discutidos mecanismos de cooperação jurídica interna-cional entre os três países”, explicou Dr. Danilo. “Virão aproximadamente oito instrutores de Brasília, do Ministério da Justiça, para ministrar o curso aos participantes”.

Mais informações sobre III Encontro Trinacional de Representantes do Ministério Público, Magistratura e Polícias, que ocorrerá nos dias 25 a 29 de outubro, na cidade de Brasiléia, podem ser obtidas junto à Escola do Ministério Público (Fempac), localizada na Rua Venezuela, nº 640, Bairro Habitasa, Rio Branco, fone: (68)3223-9646. (Assessoria)

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation