Helicóptero auxilia no combate a incêndios em reserva de Xapuri

Neste último sábado, 2, o Helicóptero Harpia 1, do Governo do Estado, foi acionado para apoiar o Corpo de Bombeiros Militar em mais uma missão de combate aos focos de incêndios florestais registrados no interior do Estado. Desta vez, o incêndio ocorreu em área de preservação ambiental da Reserva Extrativista Chico Mendes, localizado no município Xapuri, onde o difícil acesso, a grande quantidade de focos, além do efetivo empregado acabou por exigir a presença da aeronave no local.

O fogo já se alastrava havia alguns dias e consumiu lentamente a vegetação já impactada pela ação e presença humana, porém, graças à atuação rápida e precisa do helicóptero e da equipe do Corpo de Bombeiros, o incêndio não se alastrou pela Reserva.

Na opinião dos Bombeiros que atuaram diretamente no combate às chamas, o helicóptero tem um papel preponderante neste tipo de ocorrência, pois sem a ajuda da aeronave seria difícil conseguir chegar a tempo de conter o fogo ocorrido naquela área, pois a reserva fica em um local de difícil acesso.

Após a conclusão dos trabalhos realizados pela equipe em solo do Corpo de Bombeiros, o Harpia 1 realizou o translado da guarnição terrestre e o transporte de equipamentos e materiais utilizados na atividade.

Foram empenhados em solo 28 militares do CBMAC, além da guarnição aérea comandada pelo major Outo, da Força Nacional, e pelo major Albuquerque, do Corpo de Bombeiros do Acre, também com a participação dos tripulantes operacionais Sd PM Germano, Sgt PM Santana e do mecânico Sd BM Trolesi. (Agência Acre)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation