Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Notas do Enem garantem vagas no Peru para estudantes do Acre

Acordo firmado na manhã desta sexta-feira, 29, garante vagas na Universidad Nacional de Ucayali, no Peru, a 14 alunos acreanos que tiverem melhores classificações no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). Em contrapartida, a Ufac (Universidade Federal do Acre) , receberá 26 alunos peruanos. Os alunos terão bolsa completa custeadas pelos anfitriões.

O convênio vale apenas para os alunos dos municípios do Vale do Juruá, no extremo Norte do Acre, na fronteira com o Departamento de Ucayali, cuja capital, Pucallpa, fica a apenas 220 km de Cruzeiro do Sul, principal cidade do Juruá.

O acordo foi firmado no gabinete do presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Edvaldo Magalhães (PCdoB), responsável pelo processo de integração fronteiriça do Acre com o vizinho Ucayali. “Este processo vem caminhando há décadas, mas se fortaleceu nos últimos dois anos e hoje deixa de ser apenas discurso e protocolos intenções e torna-se realidade”, declarou Edvaldo.

As discussões para o acordo envolveram o vice-reitor da Ufac, (Universidade Federal do Acre), Pascoal Muniz, e o vice-reitor da universidade peruana, Antonio Guerra Silva. Muniz explicou que das 26 vagas aos peruanos, 24 são para o campus da Ufac em Cruzeiro do Sul e as demais na capital, Rio Branco, em todos os cursos disponíveis, exceto Medicina.

A Universadad Nacional de Ucayali reservou oito vagas para Medicina, duas para Engenharia civil, duas para Informática e duas para Engenharia Agroindustrial, o equivalente à Engenharia de Alimentos no Brasil.  Tanto em Ucayali, como no Acre, as bolsas e as viagens serão bancadas através de convênios com os governos estaduais. (Agência Aleac)

 

 

Sair da versão mobile