Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Pessoas que ainda não responderam ao Censo devem marcar um horário

Domingo é o último dia para a realização do Censo 2010. Mas para quem não recebeu a visita dos recenseadores do IBGE, ainda haverá tempo. Qualquer pessoa que deixou de responder o questionário pode agendar o encontro pelo telefone 0800-721 81 81 ou por meio do site do instituto (www.censo 2010.ibge.gov.br). Até 22 de novembro, o instituto vai realizar uma operação de supervisão de dados e revistar os domicí-lios registrados pelos recensea-dores como vagos, de uso ocasional e fechados (aqueles habitados, mas que durante o período de visita não havia ninguém para atender). Antes de procurar o IBGE, a pessoa deve se certificar que nenhum outro morador do domicílio prestou as informações.

Até agora, 185.375.866 pessoas foram recenseadas, o que equivale a 96,8% da estimativa da população calculada em 2009. Pouco mais de 67 milhões de domicílios foram visitados. Os estados onde o ritmo está mais avançado são Tocantins, Amapá, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Acre, Santa Catarina, Sergipe, Maranhão e Roraima. Em todos eles, o percen-tual de pessoas recenseadas supera os 100%, ou seja, a expectativa populacional de 2009.

Na ponta de baixo estão Bahia (93%), Rio de Janeiro (94,29%) e Distrito Federal (94,65%). A coordenadora operacional do Censo em Brasília, Verônica Magalhães dos Santos, explica a terceira colocação do DF entre os mais atrasados. “Como trabalhamos com estimativa, isso não representa um atraso operacional. Todos os imóveis aqui e em todo o país já foram identificados. Agora, o que vamos fazer é abrir os dados dos domicílios fechados”, argumentou.

Marlene Alves de Lima, 73 anos, é uma das brasilienses que não receberam a visita do Censo ainda. Ela mora há dois anos em uma quitinete no Sudoeste, em Brasília, e diz que os recenseadores não passaram por lá. “Eu fico praticamente o dia inteiro em casa. Saio de vez em quando para fazer umas compras e ir à igreja. Não recebi ninguém aqui e não deixaram qualquer recado”, conta. Ela diz que vai esperar até domingo. “Se eles vie-rem, vou responder numa boa. Agora, se não, fazer o quê?”

Ricardo Monteiro, porteiro do prédio de Marlene, afirma que os recenseadores foram até o local, mas em horários que não coincidiram com a presença dos moradores. “Eles passaram aqui algumas vezes, mas mesmo assim não encontraram todo mundo. O que eu estranhei é que eles não deixaram nenhum telefone para contato, no caso de os moradores tentarem dar um retorno”, diz.

Na avaliação da coordenadora operacional do Censo em todo o país, Maria Vilma Salles da Silva, o prazo da coleta, que envolve o percurso dos recenseadores em todos os domicílios do país, acaba dia 31. “Porém como por lei o IBGE publicará no Diário Oficial da União os resultados preliminares em 4 de novembro e os prefeitos terão 20 dias para fazer contestações, nós continuaremos fazendo a coleta. Há muitos supervisores e recenseadores ainda contratados”, afirma. Segundo ela, até a última quinta-feira, ainda havia quase 2 milhões de domicílios que, durante o período de pesquisa, estavam fechados. (Correio Braziliense)

BALANÇO
Saiba quais são as unidades da Federação mais adiantadas e mais atrasadas na realização do Censo.

MAIS ADIANTADAS*

Tocantins – 106,24%
Amapá – 103,41%
Rondônia – 102,11%
Mato Grosso do Sul – 101,76%
Acre – 101,76%

MAIS ATRASADAS*

Bahia – 93%
Rio de Janeiro – 94,29%
Distrito Federal – 94,65%
Minas Gerais – 95,35%
Ceará – 95,47%

*Os valores são calculados com base em estimativas feitas para a população em 2009. O valor de 100% pode não corresponder à totalidade da população devido ao crescimento ou à diminuição da população e/ou dos domicílios ocupados, por isso alguns estados apresentam índices superiores a 100%.

 

Sair da versão mobile