Com o domingo do segundo turno eleitoral junto à folga dos dias do Servidor Público e dos Finados, as polícias de Rio Branco já montaram seus planejamentos de atuação para garantir a ordem na cidade até o fim da noite de terça (2). O objetivo é prevenir e reprimir a criminalidade, as práticas ilícitas nas eleições, acidentes de trânsito, tumultos gerados por embriaguez e manter a organização das visitas aos cinco cemitérios da Capital. O policiamento se estenderá às 5 regionais, áreas estratégicas e vias de acesso da cidade.
Ao todo, serão 4 dias de muito trabalho preventivo e repressivo, envolvendo as polícias Militar (PM), Civil (PC), Rodoviária Federal (PRF), Federal (PF), de Trânsito (Ciatran), entre outras. Todas elas destinarão um contingente maior para efetivar suas ações.
Na Polícia Militar, o esquema para as eleições será semelhante ao do primeiro turno das eleições. Conforme o coronel Mário Cesar, comandante do policiamento operacional de Rio Branco (CPO1), serão 700 policiais de serviço no domingo para evitar desde brigas e assaltos até prestar o apoio logístico no combate aos crimes eleitorais (boca-de-urna, compra de votos, etc). Todas as regionais serão patrulhadas pelos respectivos batalhões, que responderão às ordens do comando geral da PM. Bairros mais afastados receberão duplas de poli-ciais, enquanto locais de maior público (Centro) concentrarão mais PMs.
Já para o Dia dos Finados, Mário Cesar conta que PM prolongará patrulhas aos bairros periféricos e as blitzen montadas em áreas estratégicas e pontos de acesso à cidade (estas também valerão nas eleições). As patrulhas visam o combate específico à criminalidade (assalto, tráfico de drogas, etc). Já as blitzen serão feitas em horários alternados, a fim de aplicar multas a motoristas irregulares, apreender drogas e desarmar portadores ilegais. Na data (terça), a PM destinará policiais aos 5 cemitérios da Capital, para garantir ordem e segurança nas visitações. Para tanto, podem ocorrer mudanças nas ruas dos cemitérios.
“Como se trata de uma disputa eleitoral menor (presidente e referendo), a princípio não seria necessário termos tanto trabalho. Porém, como o feriado é estendido, é provável que a Polícia Militar seja mais exigida do que foi no primeiro turno eleitoral. Ainda assim, esperamos que tudo transcorra de modo seguro, já que policiais foram bem distribuídos e estão preparados para lidar com destreza diante das situações adversas”, comentou ele.
PRF do Acre também detalha planos para o feriadão – A Polícia Rodoviária Federal no Acre (PRF/AC) é outra das instituições que ampliaram seus planos estratégicos para ajudar a manter a cidade sob controle no feriadão. Segundo inspetor Américo Paes, chefe do núcleo de policiamento, a PRF/AC deflagrou desde as 0h00 de ontem (29) a operação específica dos Finados e do segundo turno. Tal iniciativa deve durar até 23h59 de terça (2), estendendo o efetivo para mais de 15 patrulheiros, em blitzen também alternadas.
O foco maior é conter os crimes eleitorais (até domingo) e a embriaguez ao volante (até terça). Em cada blitz, o inspetor informou que devem ser verificadas obrigações básicas previstas no CTB (cinto de segurança, quantidade de pessoas, condições do veículo, etc), controle de movimentação nas estradas, orientações sobre a trafegabilidade no Estado e de prevenção a acidentes de Trânsito. Elas serão montadas em pontos estratégicos.