Sistema Público de Comunicação nas eleições

O Sistema Público de Comunicação do Acre mobilizou rádios e TVs da Capital e do interior para uma grande cobertura do 3 de outubro, domingo, quando cerca de 470 mil eleitores irão às urnas em todo o Estado  para escolher o novo presidente da República, novos senadores, deputados federais e estaduais.
radio2difusora
Além da transmissão via emissoras de rádio e TV, a Agência de Notícias do Acre irá acompanhar o dia com notícias de serviços, entre os quais se inclui a agenda do governador Binho Marques para o dia, em conteúdo para a internet. 

A Agência irá monitorar a abertura de urnas, trânsito, segurança e o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A TV Aldeia está prestando apoio para a TV Brasil, que enviou a jornalista Karine Melo, o cinegrafista Jairon Rio Branco e o apoiador Gilvan Rocha para acompanhar como será o dia da candidata Marina Silva (PV) à Presidência da República. Marina é acreana e vota em Rio Branco.

“Estamos com idéia  do Sistema Público em funcionamento”, disse Jorge Henrique Queiroz, da TV Aldeia ao explicar a integração dos veículos de jornalismo público durante o dia de domingo. “Ou seja: estaremos muitoz afinados com a Rádio Difusora Acreana, valendo de recursos do rádio, como o telefone, que é muito ágil”, completou o diretor e apresentador da emissora.

Ainda para TV, estão previstos boletins de hora em hora ou quando o fator motivar uma intervenção extraordinária. A partir das 19 horas, a TV Aldeia e suas interligadas iniciam a avaliação dos primeiros balanços, manifestação dos candidatos e os eventos pós-votação. Outra atividade é o acompanhamento constante e permanente dos sites da Justiça Eleitoral e de noticiário em geral.

As rádios FM’s que estarão em cadeia são de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Xapuri, Sena Madureira e Feijó (que não pertence ao Sistema Público, mas estará em cadeia). A Rádio Difusora Acreana fará a cobertura entrando, a cada vinte minutos, em rede nacional com as emissoras públicas, e contará com os âncoras Jacira Abdon, Nonato Cruz, J. Menezes, Wilson Nascimento, Júnior César, J. Simplício e Leônidas Badaró. Os repórteres vão apresentar flashes ao vivo.

“O ouvinte vai estar bem informado sobre tudo o que acontecerá”, garantiu Jacira Abdon, diretora da RDA. Cerca de 120 profissionais do Sistema Público de Comunicação estarão atuando para garantir informação de qualidade a todos quantos acessarem aos veículos.

No interior, a cobertura será igualmente ampla. De Sena Madureira, por exemplo, a Rádio Difusora manterá todo o Estado informado com flashes da movimentação. Em Cruzeiro do Sul, a Rádio Aldeia FM e TV Aldeia darão cobertura total ao pleito, inclusive acompanhando o voto das autoridades e dos candidatos majoritários que vivem no Vale do Juruá.  (Agência Acre)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation