As urnas foram oficialmente fechadas às 19h deste domingo (31) em todo o país. Os últimos Estados a completar a votação foram os do Norte (Acre, Roraima, Rondônia e Amazonas). O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu que a divulgação dos dados sobre a votação acontece a partir de agora.
“Não temos ainda uma estimativa precisa. No primeiro turno, depois de 3h30, nós tivemos 90% do resultado, e eram seis os candidatos. Como agora temos apenas dois candidatos. Nós estimamos que o tempo será reduzido”, disse o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski. No primeiro turno, apesar do número maior de candidatos, por volta das 21h30 os nomes de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) já estavam definidos para o segundo turno.
Já com relação à divulgação dos votos dos governadores, haverá diferença nos Estados devido ao horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Com isso, o anúncio dos votos para governador nesses locais começou mais cedo, a partir das 17h (horário de Brasília), como nos casos de Goiás e do Distrito Federal.
Nos Estados do Nordeste (Alagoas, Paraíba, Piauí) e Norte (Rondônia, Roraima, Amapá e Pará), onde há segundo turno, as informações sobre os votos dos candidatos ao governo foram anunciadas a partir das 18h, também no horário de Brasília.
Em entrevista coletiva, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) , Ricardo Lewandowski, declarou que às 17h a votação estava concluída em 84 cidades em 63 países. Os dados oficiais do voto no exterior serão divulgados junto com a primeira parcial da apuração presidencial, a partir das 19h. (Uol)