Neste domingo (31), no segundo turno das Eleições 2010, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) realizará novo procedimento de votação paralela, um mecanismo de segurança que visa garantir a lisura do pleito. A auditoria de verificação do funcionamento das urnas eletrônicas é feita por amostragem.
Na manhã deste sábado, dia 30, véspera da eleição, serão sorteadas duas urnas, sendo uma delas de seções eleitorais da Capital e a outra dentre todas as seções do interior do Estado. O sorteio acontece no plenário do TRE/AC, às 9h, por meio de audiência pública. As urnas sorteadas serão enviadas à sede da Justiça Eleitoral, em Rio Branco, onde será realizada uma votação simulada, acompanhada por representantes de partidos políticos, instituições e entidades da sociedade civil.]
A exemplo do primeiro turno, a Votação Paralela ocorre na ante-sala do Plenário do Tribunal. Servidores das Secretarias Judiciária, da Secretaria de Tecnologia da Informação da Corregedoria Eleitoral e da Presidência integram a Comissão da Votação Paralela, que tem a função de coordenar os trabalhos de auditoria. O juiz de Direito Leandro Gross preside a Comissão.
No primeiro turno, foram sorteadas uma urna biométrica que estava na 6ª Zona Eleitoral, em Assis Brasil, e outra que estava em Rio Branco, e que seria usada para o Voto em Trânsito.
Fonte: Ascom/TRE