12 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

12 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Aprovação de Sistema de Serviços Ambientais gera polêmica com oposição, na assembléia

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
22/10/2010 - 03:21
Manda no zap!CompartilharTuitar

O Projeto de Lei, que cria mecanismos de compensação financeira para a preservação ambiental de áreas no Estado, foi aprovado ontem, por 17 votos a 2. Apesar do placar favorável ao projeto governista, os deputados de oposição, Idalina Onofre (PPS) e Luiz Calixto (PSL) protestaram. Para idalina, o projeto jamais sairá do papel e criará uma falsa ilusão para os produtores rurais do Acre. “O que me fez votar contra é por ser um projeto que não tem nada concreto”, justificou.
Sistema22
A parlamentar criticou a estrutura do mecanismo.  “No meu primeiro ano de legislatura apresentei um outro projeto onde empresas particulares tinham incentivos semelhantes. Porém, com dados, assinaturas e contratos. Esse aqui é ilusão. O meu projeto era bem acabado e funcionou em outros estados.

Era um projeto de reflorestamento de encostas e de mananciais hídricos. Ali receberiam o crédito de carbono, como receberam já que a Gol Linhas Aéreas comprou. Também temos o projeto da Sabesp em São Paulo que deu certo. Projetos de florestas nativas não existem ainda e não adianta a gente vender essa ilusão ao nosso produtor que não terá condições de reflorestar. A dificuldade de reflorestar no Acre é tão grande que as mudas são vendidas. As florestas foram estatizadas, mas não pagaram e ainda são particulares. Não tem nada de concreto, só existem anjinhos voando”, protestou.   

Taumaturgo Lima faz a defesa do projeto
Quem assumiu a responsabilidade de justificar as vantagens do projeto para a compensação aos serviços ambientais foi o deputado Taumaturgo Lima (PT). “O projeto é de fundamental importância para o mundo inteiro. A preservação ambiental é uma realidade para garantir o nosso futuro e a qualidade de vida das pessoas. A grande dificuldade que nós temos ainda de preservar a Amazônia é devido a sua população que é muito grande. Precisamos preservar e, ao mesmo tempo, garantir a sobrevivência das populações amazônicas”, argumentou.

Para o parlamentar o projeto chega num momento importante. “O governador Binho Marques (PT) criou o ativo ambiental que está ajudando os produtores e ribeirinhos recuperando áreas degradadas e dando alternativas de sobrevivência para essas pessoas. O Projeto de Lei de Seqüestro de Carbono vai ficar na história do Acre por criar alternativas para as pessoas que tem propriedades e poderão ter um rendimento com a floresta em pé. Mas o mais importante é que os benefícios não são apenas para os pequenos e médios produtores, mas para todos que têm áreas na floresta. Assim as pessoas poderão morar na floresta praticando a preservação e ganhando com isso”, ressaltou.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Taumaturgo Lima, que deixará a Aleac para assumir uma cadeira na Câmara Federal, se diz orgulhoso de ter participado da aprovação desse projeto. “Respeito à posição de quem votou contra. Realmente o Projeto não vai resolver a vida dos agricultores, mas é um caminho que poderá criar novas perspectivas. Somos protagonistas de um grande momento para o Estado. O meu projeto do ICMS Verde tem muitas nuances ligadas ao novo projeto. As pessoas também diziam que não sairia do papel. No início do ano começaram a ser liberados os recursos. Um prefeito me ligou dando conta de recursos consideráveis para serem aplicados no seu município. É uma grande contribuição para os pequenos municípios investirem em meio-ambiente e na saúde”, comemorou.      

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Cultura do Acre poderá ter recursos dobrados em 2011

Próxima Notícia

Núcleo de Precatórios do TJ/AC libera mais de 1,4 mi

Mais Notícias

Foto: Leandro Chaves
POLÍTICA

MDB pode ser o ‘fiel da balança’ nas eleições para governo do Acre em 2026

11/10/2025
Foto: Assessoria
6º destaque

MPAC tem cinco candidatos inscritos ao cargo de procurador-geral de Justiça

11/10/2025
Foto: Cedida
POLÍTICA

Vereadores aprovam aumento da jornada de trabalho dos agentes de saúde de Rio Branco

09/10/2025
Reprodução
POLÍTICA

Câmara de Rio Branco aprova moção de repúdio à Caixa Econômica por fechamento de agência

09/10/2025
Foto: Secom
POLÍTICA

Gladson Camelí não se opõe ao MDB na chapa de Mailza como vice em 2026: ‘pode ser’

09/10/2025
Foto: Leandro Chaves
Destaques Cotidiano

Vereadores mantêm veto de Bocalom a PL que reserva vagas para mulheres vítimas de violência

09/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Núcleo de Precatórios do TJ/AC libera mais de 1,4 mi

Acre firma acordo com MT para consolidação de rota

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre