O presidente do TRE/AC, desembargador Arquilau de Castro Melo, garante está tudo pronto para os eleitores acreanos irem às urnas com toda a segurança necessária. Ele explicou que a votação será feita em duas urnas, uma para o segundo turno da disputa presidencial e a outra para o Referendo do Fuso Horário. “O TSE não quis que os eleitores votassem em apenas uma urna porque no caso de algum problema poderia contaminar a apuração da eleição presidencial. Com isso teremos cerca de três mil urnas eletrônicas em operação espalhadas por todo Estado. Inclusive algumas de reserva no caso de haver problemas”, afirmou.
Quanto à apuração e a divulgação do resultado eleitoral a nível nacional da disputa presidencial o fato do Acre estar duas atrás do horário de Brasília não irá interferir. “Eles não esperam terminar a votação por aqui. Portanto, quem for votar depois das 15h já poderá estar sabendo dos primeiros números da apuração nacional”, confirmou. Em relação ao termino dos trabalhos de apuração no Estado, o desembargador, estima que antes das 22h estará concluído. “Mais ou menos nesse horário já saberemos a escolha do horário e também da preferência dos eleitores acreanos pelos presidenciáveis”, informou.
O presidente do TRE/AC, argumentou que graças à ajuda do TSE provavelmente não haverá atrasos como no primeiro turno. “Tivemos problemas com a transmissão por satélite das urnas de locais mais isolados. Mas depois das correções as probabilidades de isso acontecer de novo são bem menores”, garantiu. Quanto a grande abstenção ocorrida por causa das fortes chuvas, Arquilau, explicou que não há muito o que fazer. “Vamos torcer para termos um dia bom que facilite a presença dos eleitores nas seções. Fica difícil evitarmos a abstenção por causa das intempéries. Mas se acontecer estou orientando os juízes eleitorais para não aplicarem a multa nas justificativas daqueles que não puderam votar”, ponderou.
Arquilau destacou que a maior preocupação do TRE/AC era em relação divulgação do Referendo do Horário, sobretudo, na zona rural. “Mas comprovamos a existência de faixas e cartazes defendendo o 55 e o 77 em várias localidades. Além da divulgação aconteceu via rádio”, disse ele. Segundo o desembargador está tudo pronto para eleições limpas. “Desde quinta-feira que os helicópteros da FAB estão se movimentando para levar as urnas e as equipes de mesários aos lugares mais distantes”, garantiu. Continuam proibidas as bocas-de-urnas e o consumo de bebida alcoólica das 6h às 18h de hoje.