X

Correios dão início à entrega de urnas eletrônicas em Rio Branco neste sábado

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) no Acre começa às 14h deste sábado (2/10) a entrega das 500 urnas eletrônicas que serão utilizadas na zona urbana da Capital nas eleições deste domingo.

Até lá, o material está sendo mantido na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), devidamente lacrado, de onde sairá mediante escolta policial e auditores do órgão.

De acordo com a assistente comercial dos Correios no Estado, Márcia Moraes de Melo, as urnas correspondem a 300 seções eleitorais distribuídas em 18 rotas. Vinte e cinco carros serão utilizados para fazer o transporte das urnas até os locais de votação, com o suporte de 22 servidores dos Correios.

No domingo, após às 17h, quando se encerra a votação, os servidores dos Correios retornarão às seções para fazer o recolhimento das urnas eletrônicas, para posterior entrega ao TRE. O processo será realizado simultaneamente em outros 14 estados da federação.

A participação eleitoral da ECT no processo eleitoral no país data de 1998, mas no Acre o contrato para a entrega das urnas eletrônicas só veio a ser celebrado em 2002. Nas eleições municipais de 2008, a empresa foi responsável pela entrega de mais de 600 mil urnas eletrônicas em todo Brasil.

Referendo do fuso horário – A entrega das urnas eletrônicas que serão utilizadas no  referendo destinado a consultar o eleitorado do Acre sobre a mudança do fuso horário local, a ser realizado no dia 31 de outubro, também é de responsabilidade dos Correios. O detalhe, nesse caso, é que num eventual 2º turno, o trabalho será dobrado.

Isso porque serão utilizadas urnas distintas para cada um dos processos. Dessa forma, pela manhã – caso ocorra – serão entregues às urnas a serem utilizadas no segundo turno das eleições e no horário da tarde às do referendo. O trabalho de coleta das urnas segue o mesmo critério das eleições deste domingo. (D.A.)

 

 

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: