Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Campeonato de 3 Tambores terá presença do campeão Mundial

Cinco meses e sete etapas realizadas, a terceira edição do Campeonato Acreano de 3 Tambores chega a sua decisão na noite desta sexta-feira. A principal atração será a presença e apresentação do atual do campeão mundial e tetra nacional, André Coelho. A final será disputada no Rancho Monjolo, na rodovia AC 40, quilômetro 10, a partir das 18h.

Organizado pela Associação Acreana de Esportes Equestres, o Estadual de 3 Tambores distribuiu ao longo da temporada R$ 62 mil de premiação, além de 192 troféus. Apenas nesta final haverá a premiação de sete celas, 35 fivelas e R$ 1 mil para o campeão da etapa. “Aguardamos em torno de 60 inscrições para a etapa. A grande maioria é formada por mulheres que, segundo o anúncio do próprio locutor, ‘é a elite do tambor’”, disse Zenair Bueno, coordenadora ao lado de Renato Zamoura e Lidian Brito.

No Feminino, a campeão já é conhecida: Bárbara Moraes. A disputa, a exemplo do Aberto, onde o campeão é Rudney Ramos, fica para quem ficará com a 2ª e 3ª colocação. O Aberto é a única categoria em que podem disputar qualquer outra, desde que acima de 12 anos. O Kit são crianças de 4 a 12 anos, o Jovem é de 13 a 18 anos, enquanto o Principiante são os novatos.

A novidade na temporada foi justamente uma das etapas sendo levada para o interior, no caso Xapuri. O sucesso da etapa fora da capital foi grande, por isso mesmo o motivo que a organização pretende levar para mais municípios do interior em 2011, no caso está se negociando com Epitacio-lândia e Capixaba.

Campeão Mundial – O grande nome nacional da prova de 3 Tambores, André Coelho promete participar da prova e até mesmo trazer o que está sendo praticado em outros centros aonde a modalidade está forte. O mundial de André foi assegurado em novembro de 2009, em Verona, na Itália, isso sem mencionar os quatro títulos nacionais.

Regulamento – Ganha a prova o cavaleiro ou amazona que fizer o percurso entre os tambores no menor tempo. Não pode machucar o cavalo e cada tambor derrubado é descontado cinco segundos do infrator.

 

 

 

Sair da versão mobile