Com reunião marcada com representantes do Governo do Estado, visando sanar as contas contraídas durante a disputa da série C do Campeonato Brasileiro, o presidente do Rio Branco FC, Natal Xavier, confirmou que a comissão técnica e a formação de jogadores para disputar a Copa do Brasil/2011 ocorrerão somente após a divulgação da tabela, o que deve ocorrer no final da primeira quinzena de dezembro.
A dívida que o Estrelão “herdou” da série C de 2010 gira em torno de R$ 164 mil, sendo que o valor arrecadado mensalmente pelo clube com os imóveis – descontados os encargos e a manutenção – não ultrapassam a casa dos R$ 14 mil. “Tenho um encontro com o Anibal Diniz para pedir ajuda, afinal todo o planejamento feito pela Secretaria de Turismo e o Rio Branco ficou furado”, lamentou o dirigente.
Antes mesmo de começar o planejamento, Natal confirmou que a equipe que irá representar o Rio Branco na Copa do Brasil, independente de quem seja o adversário, e durante o Campeonato Estadual Acreano será totalmente caseiro. “A nossa prioridade agora é pagar o que devemos para, então, pensar novamente em investir”, disse.
Sobre a base que carregou o clube nos últimos quatro anos, o presidente adiantou que a maioria está fora dos seus planos. “Juliano César não joga a Copa do Brasil, Marcelo Brás já tinha ido, Testinha, Ley e vários outros jogadores estão acima da cota que o Rio Branco terá disputar estas duas competições”, ressaltou.
O técnico Everton Goiano, um dos responsáveis pela permanência do clube na série C, também está fora dos planos, pelo menos nos dois primeiros compromissos. “Ele (Everton) é um treinador com muitos clubes interessados e que deve ir para o futebol baiano, podendo voltar, quem sabe, na série C”, avalia Natal. “Quando não se tem orçamento não adianta nada trazer um técnico e não poder trazer os jogadores que ele pedir”.