Penúltima prova da temporada pelo Circuito de Prova de Rua Chico Mendes, a 6ª etapa, Corrida TV5 Esportes/Araújo/Sesi não teve surpresas. Evandro Saraiva, no masculino, e Maria José, no feminino, venceram facilmente seus adversários e os 10km de prova e praticamente carimbaram suas vagas na mais tradicional prova brasileira, a Corrida Internacional São Silvestre.
A corrida, a mais organizada em toda a temporada, conseguiu levar um bom público para prestigiar, tanto nas ruas em que a prova era rea-lizada, além de acompanhar em frente a TV5, onde o pagode e um festival de sor-teios de brindes, com celulares, bicicleta, entre outros para atletas e torcedores.
A 7ª e última etapa do Circuito Chico Mendes encerra no próximo dia 12 de dezembro, novamente com 10km de percurso. A largada e chegada será ao lado do Palácio Rio Branco, no Centro, a partir das 17h.
“Você vê desde a criança ao adulto, alguns com mais de 60 anos, todos envolvidos, as entrevistas dos atletas, aprovando as mudanças, temos a certeza que fizemos o certo”, avalia Alberto Casas, um dos coordenadores da prova. “Com o circuito fechado, a comunidade participa incentivando o atleta e a tendência é até mesmo uma melhora no tempo”, complementa Afonso Alves, presidente da Federação Acrea-na de Atletismo.
Evandro Saraiva e Maria José só tiveram adversários apenas na primeira metade da prova. Abraão Bento acompanhou Evandro Saraiva justamente até a primeira passagem por frente à TV5, quando não conseguiu mais acompanhar o ritmo do 1º colocado do ranking acreano. Daí em diante Evandro só abriu, chegando com mais de um minuto e mais de 200 metros sobre o 2º colocado. “Agora é intensificar os treinamentos, afinal 10km (Prova TV5) é muita velocidade, mas a São Silvestre são 15km, ou seja, é muita resistência e garra”, adianta Evandro.
A presença incômoda de Maria José foi justamente de sua irmã, Maria Rosângela. As duas “dividiram passada a passada” somente os 6km iniciais, quando não conseguiu mais acompanhar a, também, número 1 do ranking. “Apenas a ladeira no início da prova e por não conhecer o percurso, mas deu para melhorar o tempo”, ressaltou Maria José, após a linha de chegada.
Organização
A corrida, para a organização inicia bem mais cedo, antes da largada oficial. Ainda no sábado, e durante parte da madrugada de domingo, os organizadores deixaram tudo pronto: links, frutas, água, numeração, tendas, treinamento dos fiscais, entre outros, para que a prova TV5 se torna-se o sucesso que foi.
A mudança de trajeto auxiliou bastante os atletas, mas a grande contribuição foi o exemplo dado pelos batedores, dos oficiais da Polícia Militar, não permitindo que a integridade dos corredores fossem comprometidas pelos “motoristas mal-educados”, como alguns ainda tentaram, mas foram disciplinarmente corrigidos.