Obras de importantes artistas brasileiros, como Claudio Tozzi, Fausto, Massuo Nakakubo, Thereza Miranda e Yara Tupinambá compõem o projeto Galeria CAIXA Brasil, mostra simultânea que entra em cartaz nas 27 capitais brasileiras, nesta sexta-feira, 5 de novembro em homenagem o Dia Nacional da Cultura Brasileira. Em Rio Branco, o vernissage será às 17 horas, na Galeria de Arte Juvenal Antunes, onde estarão expostas obras de 19 artistas brasileiros. A mostra no Acre tem o apoio do Governo do Estado, através da Fundação Elias Mansour, e fica em cartaz até o dia 28 de novembro.
Galeria CAIXA BRASIL – maior exposição já realizada no país – permite que cada pessoa vote nas suas três obras preferidas. Ao final, as peças eleitas vão compor novas exposições fruto da preferência popular. Na capital acreana, o projeto da Caixa Econômica Federal instala seu acervo na Galeria Juvenal Antunes,
O projeto, que reúne 600 obras artísticas possibilitando uma visão panorâmica das artes plásticas no Brasil, faz parte das comemorações dos 150 anos da Caixa Econômica Federal. A empresa acredita no acesso à cultura como instrumento de fortalecimento da cidadania e trabalha para maximizar o contato da população com o seu acervo artístico.
Composto por quase 2 mil peças entre pinturas, esculturas, tapeçarias, fotografias e gravuras, a Caixa possui um acervo que abrange um período de quatro gerações de artistas. Juntas, as obras formam um quadro da diversidade de escolas e tendências que marcam a produção dos últimos cem anos. Várias são as maneiras como o banco adquiriu esse acervo. Desde aquisições por encomenda até doações por artistas expositores. Parte da coleção também veio pela incorporação do Banco Nacional da Habitação (BNH) à Caixa Econômica Federal, em 1986. O extinto BNH possuía um acervo de 246 obras com importantes nomes como Anita Malfati e Tarsila do Amaral.
Com um acervo tão valioso realizar uma mostra simultânea em todo o Brasil não é tarefa fácil. Por isso a empresa reuniu seu know-how adquirido ao longo de anos de adoção de uma política de guarda e conservação de obras artísticas para decidir os espaços de exposição em cada estado que abrigariam a mostra. Os locais foram definidos segundo alguns aspectos relacionados à segurança das obras, à adequação técnica e à acessibilidade.
Curadoria Popular
Cada cidade é responsável pela seleção de três obras, as mais votadas pelo público. Ao todo, as capitais brasileiras vão selecionar 81 peças. Entre os trabalhos que os visitantes poderão votar estão obras de artistas renomados no cenário das artes plásticas brasileira.
Com as peças selecionadas, o banco vai compor cinco novas exposições. Estas serão montadas em janeiro de 2011 – quando a Caixa Econômica Federal comemora 150 anos – nas cinco unidades da Caixa Cultural, localizados em Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Serviço:
Galeria de Arte Juvenal Antunes Rua Senador Eduardo Assmar n° 1291 – Calçadão da Gameleira.
Horário: 19 horas (Assessoria FEM)