12 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

12 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Delegacia Geral de Epitaciolândia tem um novo modelo de serviços

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
11/11/2010 - 04:12
Manda no zap!CompartilharTuitar

O sistema de Segurança Pública do Acre ganhou mais um investimento ontem, 10, com a inauguração do novo modelo de serviços policiais na Delegacia Geral de Polícia Civil de Epitaciolândia. Trata-se de um investimento de mais de  R$ 830 mil que permite a implantação da primeira unidade policial do Acre com ciclo completo de atendimento ao público. Iniciado experimental-mente em dezembro de 2009, o novo sistema apresenta resultados muitos satisfatórios como, por exemplo, a redução de uma hora para dez minutos no tempo de registro de uma ocorrência, agilidade na investigação e no encaminhamento do caso, entre outros avanços.
Delegacia1
Na unidade policial a vítima e o agressor não terão contato físico ou visual nas dependências da delegacia. A cerimônia de inauguração foi muito concorrida, contando com a presença do governador em exercício,  César Messias; os secretários Emylson Farias, da Polícia Civil; Márcia Regina, da Segurança Pública; o comandante da Regional do Alto Acre da Polícia Militar, coronel Ayres, entre empresários, vereadores, dele-gados da Polícia Federal, agentes civis e oficiais da PM. “Há muito o que fazer mas o Acre jamais viu tanta atenção à Segurança Pública”, disse César Messias. “Aqui, na Polícia Civil, a realidade hoje é outra”, completou, referindo-se aos avanços e à confiança que a população deposita no sistema acreano de segurança.

O acolhimento consiste no registro de boletins de ocorrências, análise criminal, investigação, flagrante e policiamento civil comunitário, que tem por finalidade, dinamizar o fluxo das atividades policiais na cidade  junto com Brasiléia faz fronteira com a Bolívia. Agentes  atua-rão  em regime de plantões nos casos de flagrantes, atendimento ao público e investigação. Muita coisa mudou no novo sistema de segurança: o atendimento em balcão é dinâmico e automatizado, o que otimizou a atividade-fim da delegacia, que é a investigação judiciária e elucidação de ilícitos com garantia de segurança à comunidade. A Diretoria de Centrais de Atendimento (OCA) acompanha projetos como esse para garantir compatibilização do sistema ao arcabouço legal de atendimento ao público. O Acre é o único Estado a possuir legislação específica sobre o tema. “Qualificamos 250 servidores do sistema de segurança para atendimento de qualidade ao cidadão”, disse Sidia Cordeiro, diretora da OCA.

Delegacia2O sistema de segurança, em vários de seus ambientes,  conta também com a Delegacia On-line, que facilita o acesso a pelo menos nove serviços de segurança pública. Na Delegacia On-line, o cidadão pode efetuar registros de extravio de documentos, furtos simples, desaparecimentos e localização de pes-soas, além da possibilidade de fazer denúncias anônimas ou identificadas. Faculta ao usuário fazer boletins de ocorrências de qualquer terminal de computador com internet, por meio  do endereço virtual www.delegacia oline.ac.gov.br e/ou nos totens da Delegacia On-Line podem ser reportados casos de violência contra menores, idosos, mulheres, casos de perturbação, consumo ou comércio de droga e crime ambiental.

O Governo do Acre  investiu R$ 830.510,15 para que o projeto fosse concretizado. Trata-se de uma construção planejada  para oferecer boas condições de trabalho aos policiais. Com isso, o Estado resgata uma dívida de décadas com a municipalidade, segun-do o secretário de Estado da Polícia Civil, Emylson Fa-rias. “Aqui não é apenas um amontoado de tijolos, um projeto arquitetônico. Trata-se de um novo conceito de segurança”, declarou Emylson.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Ambientes valorizam relação com a comunidade
Todas as atividades desenvolvidas no âmbito da Delegacia Geral de Epitaciolânida têm acompanhamento do delegado coordenador da área. Os investimentos consistem na legalização do imóvel localizado na Avenida Santos Dumont, uma das mais importantes da cidade e de fácil acesso para toda a comunidade, da estrutura predial possibilitando uma nova concepção de atendimento. A reforma predial garante também melhor segurança à integridade física dos policiais envolvidos na ocorrência, bem como do agente em conflito com a lei, desde a cela até os cartórios da delegacia, quando necessário os procedimentos do interrogatório e outros esclarecimentos à autoridade policial plantonista com amplas condições de proporcionar atendimento de qualidade.

Trabalho planejado e coordenado
A Polícia Civil registrou grandes avanços nos últimos anos, entre eles a autonomia da instituição através da cria-ção da Secretaria de Estado da Polícia Civil. Desde 2007, o governo Binho Marques avançou em cursos de capacitação e reciclagem de alto padrão. Já em funcionamento em várias delegacias de Rio Branco, a terceirização do atendimento ao usuário reduziu tempo, otimizou recursos financeiros e o trabalho dos chefes das equipes, reduzindo muito as queixas na Corregedoria de Polícia Civil por conta de má atendimento. “Esta delegacia inaugura um padrão de serviço. Hoje, há um trabalho coordenado e planejado, meios pelos quais vamos avançar no enfrentamento à criminalidade”, disse a secretária. (Agência Acre)

 

 

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

MPE passa a investigar ‘preços abusivos’ cobrados por postos de combutíveis

Próxima Notícia

Homem é preso com caminhonete roubada e mais de 5 quilos de cocaína

Mais Notícias

Equipe da Escola Olavo Bilac, do Acre, ganhou de 8 a 3 da equipe do Piauí. Foto: Cedida/Divulgação
Geral

Equipe acreana de futsal conquista mais uma medalha nos jogos escolares

12/10/2025
Servidores do Ipem atestam a qualidade dos brinquedos, conforme as regras do Inmetro. Foto: Rosi Sabóia/Ipem
Geral

Ipem-AC reforça fiscalização de brinquedos na Operação Criança Segura e orienta consumidores

12/10/2025
'É um orgulho imenso ver um acreano brilhar', diz Gladson sobre vitória inédita de Dino
Geral

‘É um orgulho imenso ver um acreano brilhar’, diz Gladson sobre vitória inédita de Dino

12/10/2025
Ramon Dino conquista o título do Mr. Olympia 2025 na Classic Phisique — Foto: Divulgação/Instagram Mr. Olympia
Geral

Acre celebra a vitória de Ramon Dino no Mister Olympia 2025

12/10/2025
Foto: Arquivo pessoal
Geral

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré percorrerá ruas de Rio Branco em tradicional procissão neste domingo

12/10/2025
Natalia Gdovskaia/Getty
5º destaque

Inscrições para 57 vagas do Mais Médicos Especialistas no Acre seguem até este domingo (12)

12/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Homem é preso com caminhonete roubada e mais de 5 quilos de cocaína

Servidores são presos acusados de embolsar taxa do Furepol

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre