Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Em uma década, número de unidades hospitalares cresce 8% no Estado

O número de unidades hospitalares no Acre cresceu 8% entre 1999 e 2009. De 351 unidades há 10 anos, a quantidade de hospitais e centros de saúde no ano passado chegou a 380. Diante do crescimento nacional, o desempenho acrea-no foi tímido. Em todo país, a quantidade de hospitais teve um acréscimo de 67%. No Norte o aumento foi de 30%.

Estes são os dados da Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária, divulgada na semana passada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Em 2009, o Acre tinha disponíveis 1.369 leitos para internação. Mais da metade deles está concentrado na Capital, com 863 leitos.

Quanto à quantidade de equipamentos que têm como função a prevenção do desenvolvimento de futuras doenças, a rede pública de saúde do Acre ainda precisa avançar. De acordo com o IBGE, há apenas 8 mamógrafos, aparelhos usados na prevenção ao câncer de mama.

Já a realização do exame da tomografia conta com o mesmo número de aparelhos. É por meio da tomografia que se detecta o surgimento de anomalias no corpo que podem acarretar em doenças mais graves, como o câncer.

No ano de 2008 mais de 83 mil acreanos foram internados nos hospitais da rede pública e privada. É na rede estatal que a sociedade mais busca ajuda. O total de internações nos hospitais públicos é duas vezes maior que nos particulares.

Sair da versão mobile