Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Escola Acreana de Música é inaugurada

O canto ‘Ut Que Ant Laxis’, composto no século XI por  Guido D´Arezzo, foi entoado pelo jovem maestro Douglas Marques para saudar autoridades, artistas e a comunidade na cerimônia de inauguração da Escola Acreana de Música, ato realizado na manhã de ontem, 26, pelo governador Binho Marques como parte da programação da Semana de Música do Acre, que termina amanhã com shows de diversos ritmos no Viradão Musical.
Binho2711
Douglas Marques é um dos professores da Escola Acreana de Música, construída no lugar que por muitos anos abrigou o Centro Cultural do Tucumã, ao lado do Parque do Tucumã, num dos espaços mais belos da Capital. A obra custou R$ 2.565.125,20. Parte dos recursos foi obtida junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e ao Tesouro Estadual. As áreas de reforma e ampliação, somadas, chegam a 1.767,22 metros quadrados numa grande intervenção que criou ambientes para fazer da escola uma referência no ensino musical na Amazônia.

Foram feitos a construção de um estar coberto com espaço para doze salas de aulas práticas com instrumentos; adequação de três salas de teoria musical; duas salas de ensaio conjunto e uma sala de ensaio de música popular, todas com tratamento acústico em sonex e placas de MDF; pátio coberto com área para lanchonete, WCs e despensa; criação do estúdio e hall para compor; auditório com capacidade para 96 lugares, sendo dois para portadores de necessidades especiais; adequação de banheiros e camarins; adequação de espaços para a biblioteca com salas de leitura infantil, telecentros e instrumentoteca; adequação de espaços para a biblioteca com salas de leitura infantil, telecentros e instrumentoteca;  criação de espaços para musicoteca; praça de convivência com bancos de madeira; substituição de toda instalação elétrica/lógica/telefone/ar condicionado/incêndio/hidrosanitária; substituição de toda a pavimentação interna; novo layout na recepção com rampas de acessibilidade; criação de estacionamento com 25 vagas, sendo uma para portador de necessidades especiais. A localização da escola, na opinião do maestro Roberto Burgel, é estratégica para a expansão da cidade. “Uma região bela, cercada de verde. Esta escola é um presente e tenho certeza que logo logo estará fervilhando”, avaliou Burgel, que é coordenador da escola de música da Usina de Arte.

O governador destacou a natureza libertadora do ensino e da cultura: “Esta escola faz parte de uma certeza: só a educação liberta. Aqui é um lugar de construção da liberdade”, afirmou Binho Marques.

Estiveram presentes o músico João Donato; o vice-prefeito de Rio Branco, Eduardo Farias; Cristóvão Messias, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE); Eduardo Viei-ra, secretário de Obras Públicas;  e Maria Correia, secretária de Estado da Educação, além de maestros, professores de música e arte, estudantes, ativistas culturais e moradores do bairro do Tucumã.

Cultura, educação e comunicação
O antigo Centro Cultural do Tucumã deu lugar a um espaço moderno e equipado com o que há de melhor para a educação musical, preparando o jovem acreano inclusive para uma carreira. Em cursos livres onde se aprende a tocar instrumentos e cantar. De acordo com Daniel Zen, presidente da Fundação Elias Mansour, a idéia é que ao longo dos próximos anos a unidade se transforme em escola técnica, passando a formar músicos no ensino médio. O desafio, ainda segundo Zen, é preparar o Estado para cumprir a obrigatoriedade da disciplina de música na grade curricular da escola pública. “Aqui já foi uma creche e um lugar onde foram realizados cursos variados, como de panificação e corte e costura. Os que mais influenciaram a comunidade foram os cursos livres de música”, disse Da-niel Zen ao explicar a proposta de criação da EAM.

“Aqui é o resultado de muito esforço. Hoje nós podemos expandir muito mais nosso conhecimento musical”, disse o maestro Marcos Fonseca, coor-denador da Escola Acreana de Música. “Aqui será suprida uma demanda na área de formação musical”, completou Daniel Zen, lembrando que a EAM tem capacidade para receber 600 alunos ao ano.

A inauguração contou com a presença do músico acreano João Donato, que na próxima segunda-feira, 29, faz apresentação na Usina de Arte, parte de um documentário sobre sua vida e obra. Esse show marcará o  início do Festival Varadouro, que acontece nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, na antiga Choperia Haus Beer, no Segundo Distrito de Rio Branco.  Acompanhado de músicos locais, João Donato aceitou o convite de Binho Marques e  deu uma canja instrumentalizando, no teclado, duas de suas mais famosas composições: ‘Lugar Comum’, em parceria com Gilberto Gil, e ‘A-Hã’, com Caetano Veloso. Os presentes aplaudiram muito.

“É uma felicidade muito grande estar aqui, no lugar onde comecei”, disse João Donato, que recentemente ganhou o  Grammy Latino 2010 pelo álbum ‘Sambolero’ na categoria de melhor álbum de jazz latino. (Agência Acre)

 

Sair da versão mobile