X

Escola Madre Adelgundes Becker executa projeto conscientizador

‘Vamos salvar o Rio Juruá’. Com esta palavra de ordem os estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Madre Adelgundes Becker, situada no bairro Miritizal, à margem direita do rio, em Cruzeiro do Sul, passaram duas semanas em atividades de conscientização conversando com ribeirinhos, catraieiros e outros que trabalham ou transitam pela imensa praia que se forma no verão.

Outra ação foi a distribuição de adesivos com a frase: ‘Seja consciente não jogue lixo no rio’. E não apenas a conscientização; os alunos se dispuseram a recolher o lixo acumulado na praia e se espantaram com a quantidade recolhida. Somente em um dia foram recolhidos mais de 50 sacos de lixo com diversos itens como pedaços de isopor, vá-rios tipos de metais, pedaços de madeira, sacos plásticos, etc.

Conta o professor Evanilson Almeida, um dos coordenadores, que a ação é parte da execução de um projeto idealizado pela professora Fernanda Márcia Almeida, que, por ser aluna do urso de Biologia da Ufac-Campus Floresta, buscou a parceria da universidade, especialmente do curso de Biologia. O projeto encerrou neste fim de semana, ocasião em que a professora Valquíria Garrote, do curso de Biologia, proferiu uma palestra.

O professor explica que a Escola decidiu realizar o projeto devido à carência que as pessoas da região têm com relação à coleta de lixo e escolheu para realizar na beira do rio porque o Rio Juruá tem sofrido grandes danos em suas margens e no seu leito. “É surpreendente os danos que o rio vem sofrendo por conta da ação humana”, constata. (Agência Acre)

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: