Próximo a completar um ano de atividades no Estado, o Encontro dos Twitteiros Culturais do Acre (ETC-Acre) se prepara para a realização da primeira Parada Cultural, que une solidariedade e arte. Uma ini-ciativa que sai do Centro da cidade de Rio Branco, ultrapassando a interatividade nas redes sociais na internet, para ir ao encontro dos moradores do entorno do Centro Cultural Lydia Hammes, no bairro Aeroporto Velho, no próximo dia 27, a partir das 14h.
A Parada Cultural, realizada totalmente por voluntários, vai realizar diversas atividades culturais com shows de bandas acreanas, mantendo o tradicio-nal forró da terceira idade, rea-lizado no Centro Cultural, levando também a apresentação de grupo de capoeira, kung fu, contação de histórias, recital de poesia e um bazar. Para a realização deste último, o trabalho de arrecadação de roupas e sapatos usados já começou. Os pontos de arrecadação são: Loja Zinguer (Galeria 5), loja Banho de Cheiro (Bosque), Unimed, Araújo (Aviário e Tangará), Livraria Nobel, Polícia Militar e Ministério Público Estadual (MPE).
Além disso, fotógrafos profissionais e amantes da fotografia estão doando imagens, que serão expostas no evento e podem ser compradas a preços simbólicos. O dinheiro dessa atividade e do bazar, no qual tudo custará de 1 a 5 reais, será usado na compra de brinquedos que serão doados às instituições e creches em uma ação de Natal.
Mas essa não é a primeira atividade do ETC-Acre, a turma de twitteiros e agregados já realizou outras iniciativas de foco social, entre elas, o Flash Mob Solidário, que arrecadou roupas durante a friagem no Acre, em uma mobilização na rede social Twitter. A idéia da Parada Cultural veio para continuar a programação de atividades so-ciais do ETC-Acre, e também agregar diante da necessidade de internautas apresentarem seus trabalhos artísticos.
Mobilização – O ETC-Acre tem uma coordenação, mas o movimento não é fechado. Por isso, a cada ação o número de pessoas é diferente. No Acre, o movimento age sempre em acordo com o ETC-Brasil, que se configura como a coordenação geral desse movimento que hoje está em 14 Estados e 17 cidades e ainda em Barcelona, Turquia e Amsterdam.
Para participar – Todos podem participar da Parada Cultural do ETC-Acre. A arrecadação de roupas e sapatos usados já começou. “Decidimos sair do Centro da cidade, também por idéia de uma pessoa que não está no Twitter mas gosta de nossas iniciativas e colabora. Ir para outros bairros, e o entorno do Centro Cultural Lydia Hammes, beneficia outras pessoas. Todos podem colaborar. Isso parece uma pequena ação, tem alcance que nem podemos imaginar”, diz Andréa Zílio.
E quem quiser colaborar com a Parada Cultural pode adquirir informações no Twittername @ETC-Acre ou pelo telefone 9977 81 55. (Agência Acre)