5 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

5 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Falta de máquina compromete produção de assentados da AC-40

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
18/11/2010 - 04:13
Manda no zap!CompartilharTuitar

O inverno chegou e mais de mil produtores dos Projetos de assentamento Triunfo e Peixoto, localizados na rodovia AC-40, município de Plácido de Castro, ainda não deram início à semeadura para a próxima safra. Os plantios de mandioca e feijão já estão comprometidos e o mesmo deve acontecer em relação ao milho e ao arroz, caso as sementes não sejam lançadas até o final de novembro.
Produtores
A situação é desesperadora. Por isso, representantes de quatro associações de produtores rurais da região buscarem explicações da Secretaria Estadual de Agricultura, responsável pelo envio das máquinas para o preparo da terra e por tomar outras providências, como a abertura de açudes.

O grupo chegou à Capital ontem (17) pela manhã e seguiu direito para a sede do órgão, onde uma audiência havia previamente sido solicitada pelo presidente da Central de Trabalhadores do Brasil (CTB), no Acre, José Chaves. O sindicalista está acompanhando o problema de perto e busca uma solução conjunta com os órgãos governamentais.

“No ‘verão’ eles não podem queimar, pois correm o risco de serem multados. No ‘inverno’ é a chuva, sem a ajuda das máquinas do governo eles não têm como preparar a terra para plantar”, observa Chaves.

Os projetos de assentamento Triunfo e Peixoto e o Triunfo estão localizados nos quilômetros 39 e 40 da rodovia AC-40, única via de acesso com os municípios de Plácido de Castro e Rio Branco. Os lotes, porém, estão situados em ramais de barro, que precisam de constante manutenção, sob o risco de isolamento. Na ausência de maquinário próprio, os produtores dependem das máquinas do governo.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Plácido de Castro, Raimundo Nonato Gadelha, o acordo era o de que as máquinas fossem enviadas em agosto, no auge do ‘verão’, mas isto não aconteceu. A única máquina enviada ao local quebrou depois de 2 dias de trabalho. Ele ainda tem esperança que o plantio de milho seja salvo.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O crédito para o plantio é garantido através de financiamento do Banco do Brasil. Muitos produtores já receberam os recursos, mas estão impossibilitados de plantar e não sabem como vão pagar o dinheiro sem lavoura. A carência é de dois anos, mas isso não isenta os produtores de juros.

Secretário recebe produtores
O grupo de produtores e o presidente da CTB foram recebidos pelo secretário estadual de Agricultura, Mauro Ribeiro. Ele fez questão de ouvir as queixas do grupo antes de se pronunciar. O responsável pela máquina enviada à região também participou da conversa e reclamou da falta de iniciativa dos produtores para a realização dos serviços solicitados, o que foi confirmado pelo secretário.

O secretário também rebateu a denúncia dos produtores de que a máquina tinha atendido apenas os grandes produtores. Segundo Mauro Ribeiro, os lotes variam entre 80 e 100 hectares, com área cultivada de 2,5 hectares em média, o que afasta a hipótese de grandes produtores na região.

Ele reconheceu o potencial produtivo dos projetos de Assentamento e se comprometeu em discutir o assunto diretamente com o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Nilton Cosson.

Mauro, que integra a equipe de transição, garantiu também que vai apresentar relatório sobre a situação a nova equipe de governo para que os encaminhados sejam respeitados.

O secretário se dispôs ainda a participar de uma nova reunião com os produtores no Projeto de Assentamento Triunfo.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Nova legislatura poderá dispor de comissão contra violência sexual

Próxima Notícia

Governadores Binho e Schwarzenegger assinam memorando

Mais Notícias

Acre fica em 22º em eficiência da máquina pública em 2025, aponta ranking nacional
3º destaque

Acre fica em 22º em eficiência da máquina pública em 2025, aponta ranking nacional

04/09/2025
Foto: Tony Winston/Agência Brasília
2º destaque

Rio Branco registra aumento de 90% nos casos de Covid-19 e prefeitura divulga nota de alerta

04/09/2025
Foto: José Caminha/Secom
Geral

Mais quatro cidades do Acre afetadas por desastres receberão recursos para defesa civil

04/09/2025
Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Rio Branco recebe etapa nacional de som automotivo e carros baixos nesta sexta

04/09/2025
Foto: Reprodução
5º destaque

Animação, terror, drama e comédia estão no ‘cardápio’ do Cine Araújo em Rio Branco

04/09/2025
Foto: Iryá Rodrigues
1º destaque

Temporais anunciam chegada de frente fria no Acre nesta sexta-feira

04/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Governadores Binho e Schwarzenegger assinam memorando

Alta do feijão leva cesta básica a ter inflação de 2,63% em outubro

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre