Uma das peças teatrais de maior sucesso acreano, “Os Saltimbancos” estará realizando uma sessão extra motivada pela resposta do público em cada uma das apresentações. O diretor da peça, Dinho Gonçalves, confirmou duas sessões para o próximo domingo, às 18h e 19h, no Teatro de Arena do Sesc/Centro.
Atendendo ao “mais exigente público” possível, as crianças, pois elas não mentem sobre o que gostam ou não. “Elas são verdadeiras, honestas, por isso mesmo quando chega ao final de cada espetáculo e percebemos quase 40 crianças de pouco mais de um ano, outras dezenas de crianças, adolescentes e os próprios pais, presos a apresentação, temos certeza que alcançamos o nosso objetivo”, afirma Dinho.
Porém, quem acredita que a história é totalmente infantil, engana-se. “A peça é de Sérgio Bardotto e Luis Henrique Bacalov, adaptada para o Brasil por Chico Buarque de Holanda durante a ditadura, conta a história de quatro animais que sofrem a opressão de seus patrões, mas através do lúdico e da musicalidade acabam alcançando o sucesso e seu espaço”, explica o diretor.
O Grupo do Palhaço Tenorino – GPT – trouxe a peça para o Acre em 1998 e a peça “se torna atual ainda nos dias atuais”. “Cada temporada é preciso de pelo menos seis meses de ensaio, preparação, como foi este ano, que iniciamos em março, a preparação, remontagem, ensaiando madrugada a dentro, afinal vários de nossos integrantes estudam à noite e o nosso único horário vago é das 22h às 2h da madrugada”, disse.
Indagado sobre o reconhecimento repercute também no retorno financeiro, Dinho explica que se trata muito mais de ganho pessoal para cada integrante do grupo. “Ganho como produtor cultural e a cidade também ganha com a cultura absorvida”, e acrescentou que se teatro fosse fácil de fazer, Rio Branco poderia ter 200 ou mais grupos e não apenas meia dúzia ou pouco mais.
Os integrantes do grupo são: Dinho Gonçalves (Jumento), Sandra Buh (Gata), Marília Bonfim (Galinha), James Guerreiro (Cachorro), Nathânia Gomes, Christian Moraes, Bel Paixão (Coro Musical), Socorro Paiva, Luís Rabicó (Iluminação), José Neto e Kariane Lins (Contra-Regra).
O espaço do Teatro do Sesc é para 133, no entanto já chegou a ter 168 pessoas, tudo para não deixar uma criança triste, por não conseguir entrar. “Esse sucesso tenho que repartir com os meus amigos que acreditam no GPT: Big Lanche, Liras Lanches, Photo Center MM, Guia do Sabor, Lojão dos Parafuros, a Imprensa é claro. “Os Saltimbancos” é financiado pela Lei de Incentivo a Cultura do Governo Estadual e o Fundo Municipal de Cultura”, concluiu.
Outras peças produzidas pelo grupo GPT são: Quem é o Rei?, Navalha na Carne, Abajur Lilás, Tempo de Solidão, Torturas de um Coração, entre outros. “A maioria das nossas adaptações são de autoria Plínio Marques, um mestre que gosto muito”, disse Dinho.