Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mesmo com lista da 1ª fase, candidatos seguem na indecisão sobre o vestibular

A Universidade Federal do Acre divulgou ontem (29) a lista dos aprovados na 1ª fase do vestibular 2011. Trata-se da pré-seleção dos gabaritos da prova, que indica quem passou para a correção das redações. Os candidatos aprovados tiveram, no entanto, que conter a euforia em face da indecisão judicial de anular, ou não, o certame. A es-pera é pela sentença da Justiça Federal acerca da Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Federal do Acre na terça passada (23), para refazer as etapas desde as provas.
Lista3011
A ACP foi ingressada porque o MPF acusa a Ufac de ter baseado seu processo seletivo num edital ‘ilegal’ quanto à cobrança da data de validade nas carteiras de identidade. A outra alegação é de que não teria havido  aplicação de critérios iguais aos vestibulandos no dia das provas (14 e 15 de novembro). A Ufac nega as denúncias, avalia esta edição como uma das mais organizadas dos últimos anos e também aguarda a sentença judicial.

Até o fechamento desta edição, na noite de ontem (29), ainda não havia manifestação da Justiça Federal. Conforme a Assessoria de Comunicação do MPF/AC, a Justiça já teria recebido a ação e as justificativas da Ufac. Portanto, cabe apenas ao juiz federal analisar todo material e proferir sua deliberação se atende ou não o pedido de anulação da ACP.

Vale ressaltar que a ação do MPF foi emitida com o pedido de urgência (antecipação de tutela) para que as provas fossem canceladas, a fim de serem refeitas logo. Assim, o ano letivo da Ufac não sofreria atrasos em 2011. Enquanto a Justiça não toma a decisão, as etapas para o vestibular seguem o seu cronograma inicial estipulado pela Copeve.

Sair da versão mobile