Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Metodologia diferenciada do Peem Poronga promove retorno de jovens aos estudos

A vida escolar de muitos estudantes às vezes é interrompida por  fatores como trabalho e problemas familiares. Falta de estímulo e a idade avançada são alguns dos motivos que levam estes jovens a não voltarem à sala de aula. No Acre, os programas de aceleração Poronga e Programa Especial do Ensino Médio-Peem Poronga, desenvolvidos pela Secretaria de Educação em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

Terça e quarta-feira, 16 e 17 de novembro, 310 jovens dos municípios de Feijó e Tarauacá, que estavam com idade avançada para freqüentarem o ensino regular  comemoraram o final de mais um etapa em suas vidas: a conclusão do ensino médio pelo Peem Poronga. “Estava muito atrasada. Nunca vou esquecer do Peem. Ele me trouxe o estímulo de voltar a acreditar nos estudos”, declara a feijoense Valdeneci Albuquerque, da Escola José Roberto Gurgel.

A trajetória de Valdeneci, 20, não foge muito das suas colegas de turma. Ela passou boa parte do curso indo durante muitas noites da colônia para a cidade de bicicleta. Seu percurso entre o ramal e a escola levava meia hora, motivo pelo qual pensou em desistir, mas resolveu o problema trabalhando como doméstica em Feijó. “Concluir hoje foi uma benção para mim. Meu objetivo agora é fazer medicina e sei que sou muito capaz”.

Entre os vários motivos que fazem do programa Peem Poronga um sucesso de aprovação, em média 98%, é a maneira como o professor trabalha em sala de aula as disciplinas ministradas. O uso das novas tecnologias e a constante interação aluno/professor proporcionam um ambiente diferenciado e estimulante. Nas aulas, o conhecimento prévio do aluno é tão importante quanto os assuntos obrigatórios. “No início estranhei as aulas em círculo, mas logo me adaptei. As pessoas interagem e isso chama nossa atenção”, destaca Leandro Souza, 20 anos, do município de Tarauacá.

Com a segurança do aprendizado adquirido nos 18 meses de curso, Leandro não perdeu tempo e já deu o primeiro passo a caminho de seu sonho: prestou vestibular para Comunicação Social (Jornalismo). (Assessoria SEE)

 

Sair da versão mobile