Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Moradores têm veículos multados por desrespeitar ‘placas piratas’

Os moradores da rua Epaminondas Jácome, no bairro Cadeia Velha, Centro de Rio Branco, estão sendo multados por agentes do Detran por desrespeitar placas de trânsitos “piratas”. Sem nenhuma identificação e numeração dos órgãos de trânsito, as placas foram colocadas, segundo os moradores, para beneficiar as vans das cooperativas que fazem o transporte de passageiros até a Vila do V.
Placas
Motoristas desapercebidos que deixam seus veículos no local “reservado” às vans são multados; também há o risco de, ao voltar, não encontrar o carro por ter sido guinchado. Moradora da região há quatro décadas, a aposentada Geny Barcellos, 74, afirma que o carro do neto, Marcelo Barcellos, já foi multado duas vezes. Em uma delas foi guinchado. Além de pagar a infração, teve que desembolsar pelo guincho.

Situação semelhante passou a cabeleireira Rosineide Melo. O carro dela e de suas clientes são multados. A última multa foi de R$ 126. Como não tinha onde parar o veículo por conta das vans, ela arriscou em colocá-lo na calçada do salão. Acionados, os agentes não quiseram saber de diálogo e a autuaram. “Tenho tido prejuízos porque minhas clientes não querem mais vir aqui”.

Nem mesmo a alegação de que as placas são falsas faz com que os agentes não apliquem as multas. Geny Barcellos já foi à Rbtrans (Superintendência Municipal de Trânsito) para saber se aquela área é demarcada pelo órgão. “Ao fazer a análise do banco de dados, o atendente observou que não havia regulamentação aqui”, diz ela.

Procurada pela reportagem, a direção da Coopervan (Cooperativa das Vans) afirmou também não saber quem colocou as placas. De acordo com Tiago Assis, um dos diretores, várias solicitações já foram feitas à Rbtrans para que a área fosse demarcada, mas até agora nenhuma solução foi providenciada.    

 

Sair da versão mobile