Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Município de Porto Acre ganha Pré-Núcleo do Morhan

O município de Porto Acre (distante 54 Km da Capital) ganhou no início desta semana um Pré-Núcleo do Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (o Morhan). A entidade terá como sede o antigo prédio do Incra, localizado na Vila do ‘V’.

A solenidade de inauguração, realizada na manhã do dia 22 de novembro, contou com a participação do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Raimundo Jerônimo, do coordenador do Morhan no Acre, José Gomes da Silva, e dos representantes do Colégio Nacional do Morhan, José Fernandes Barros de Souza e Terezinha Prudêncio da Silva.

Élson Dias, já bastante conhecido pelos relevantes serviços prestados ao movimento no Estado, foi eleito o coordenador do Pré-Núcleo de Porto Acre. Segundo ele, a meta inicial é levar informações acerca do tratamento, cuidados e prevenção, além de combater a discriminação aos pacientes de hanseníase.

“Visitaremos, juntamente com a equipe da Secretaria de Saúde do município, as comunidades que pertencem a Porto Acre, para orientar àquelas pessoas sobre a prevenção da doença e os diagnósticos. O objetivo é alertar para que possam tratar a hanseníase e não chegar a adquirir uma deficiência por falta de cuidados”, observa.

De acordo com Élson Dias, a participação dos ex-pacientes é importante para que as pessoas possam conhecer as conseqüências e entenderem que podem obter a cura. “A hanseníase não oferece mais risco de transmissão”, afirma.

O coordenador do Morhan no Estado, José Gomes, observa que a intenção é implantar núcleos em vários municípios do Estado, especialmente naqueles onde existe maior incidência da doença. Para isso, várias visitas serão realizadas na busca de parceiros.

“Como ainda somos a representação única do movimento no Estado, temos que visitar todos os municípios para fazer esse trabalho de prevenção e conscientização da sociedade, a fim de mobilizar mais voluntários para a causa e minimizar o surgimento de novos casos, para isso precisamos fortalecer o movimento em todos os municípios”, relata.

O secretario de saúde e vice-prefeito de Porto Acre, Raimundo Jerônimo, disse que ficou muito feliz com a chegada do Morhan no município. “É importante que todos abracem esta causa”, conclui.

Sair da versão mobile