Para fazer a população entrar de vez no espírito natalino, algumas lojas da cidade saíram na frente e já começaram a montar as decorações dos seus espaços, vitrines e prateleiras. Otimistas com a fase econômica do Acre, desde a metade deste mês os comerciantes não perdem a chance de usar os enfeites vermelhos e brancos. Por onde se olha, há papais noéis, guirlandas, bolas coloridas e árvores de Natal. Alguns empresários foram tão longe que até pediram adornos de outros estados. Tudo para ser autêntico na data!
A estratégia serve para estimular os clientes a antecipar as suas compras de final de ano, atrair atenção de crianças e afirmar a preferência dos pais quanto às novidades natalinas. Como não poderia ser diferente, os lojistas se arriscam nas decorações e têm o reflexo da sua ousadia nas vendas. De acordo com Márcia Vasconcelos, gerente da tradicional loja do Formigão, o Natal é a melhor época de vendas para o comércio (em geral). Desta forma, é preciso apostar em estratégias – como a decoração – para torná-lo um momento ímpar.
Lá, ela detalha que grande parte dos arranjos vieram direto de São Paulo e começaram a ser montados desde o começo da semana passada, no dia 15. O resultado: os vendedores já entraram no ritmo natalino, impulsionados pelas primeiras boas reações da demanda de clientes. Segundo Márcia, as expectativas da loja são as melhores possíveis para este ano, o que causa investimentos diferenciados. Além da decoração, o Formigão também prepara várias promoções, queimas de estoque, facilidades de pagamentos.
“Além disso, um dos grandes diferenciais da loja é a variedade de produtos, renovando seu estoque e liquidando peças antigas. Por isso, neste Natal encomendamos inúmeras novidades. Inclusive, itens com qualidade de grandes marcas nacionais. E, a medida que elas forem chegando, estaremos promovendo os nossos famosos ‘bandeiraços’ para nos livrarmos do estoque antigo com preços bem baratos”, alerta.
Por causa de tais estratégias comerciais, a gerente do Formigão conta que alguns clientes começaram a adiantar as compras de presentes, enquanto outros já ‘paqueram’ produtos, fazem as típicas pesquisas de preços ou aguardam ansiosos os ‘bandeiraços’. De acordo com ela, o maior impacto do Natal deve ser sentido a partir do dia 10 (dezembro) e durar até as vésperas do Réveillon. Os campeões de vendas na loja são os produtos de roupas e confecções, roupas íntimas, cama, mesa e banho, perfumaria e eletroportatéis.
Outra loja que também aposta nas decorações para estimular a antecipação neste Natal é a Via Roma (roupas para homens e mulheres). Conforme a vendedora Alberlene Batista de Souza, a loja começou a montar os seus enfeites desde a semana passada e também já registra primeiras compras antecipadas para presentes. Segundo ela, esta é a melhor data para alavancar vendas e conquistar a preferência de clientes (torná-los fixos e não perdê-los para concorrentes). Por isso, é importante investir logo no visual natalino.