A Polícia Militar já fiscalizou nestes primeiros dias de Operação ‘Papai Noel’ quase 800 motoristas. Desse total, 112 resultaram em autuação por alguma infração de trânsito. Entre os casos mais comuns estão a documentação irregular dos veículos (IPVA atrasado ou multas não pagas), como também dos próprios motoristas. Ao menos 14 veículos foram apreendidos por assim a legislação determinar, conforme a irregularidade cometida.
Os números foram apresentados ontem pelo comandante do Policiamento Metropolitano da Capital, tenente-coronel Mário Cesar. Nestes primeiros dias da ação, a PM também teve como resultado a realização de 1.424 abordagens de desarmamento. No entanto, não houve a apreensão de nenhum artefato.
Além do trabalho de repressão nas ruas, a polícia também atua para a educação de crianças e adolescentes na prevenção ao uso de drogas e na melhor forma de se proteger diante de situações de violência. Os policiais tiveram como foco de atuação os bares dos bairros periféricos, locais onde o consumo exagerado de bebidas alcoólicas sempre resultam em crimes bárbaros.
“Nossa ação é aferir os alvarás de funcionamento desses bares e ver se estão fechando no horário estabelecido conforme a categoria”, disse o comandante. A Operação ‘Papai Noel’ conta com 130 PMs a mais nas ruas, divididos pelas cinco regionais da Capital. Cada batalhão trabalha com metas a ser alcançadas até janeiro, quando se encerram as atividades.