Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Policiais federais comemoram seu dia em cerimônia marcada pelo “orgulho” à função

O dia amanheceu diferente na sede da Polícia Federal! Para celebrar a data especial de ontem, 16 de novembro, Dia do Policial Federal, os agentes e delegados da instituição reuniram-se num corredor interno do prédio, às 9h30, para receber merecidas homenagens pelos esforços prestados no desempenho das suas funções durante todo o ano.

 O ato foi marcado pelo orgulho à profissão, o destaque da atuação ética e isenta da PF e o resgate dos princípios básicos da polícia enquanto legítima defensora da República brasileira.

A cerimônia também serviu para valorizar a profissionalização dos policiais e enaltecer a satisfação da superintendência diante dos resultados alcançados pelas operações da PF do Acre em 2010.

Como exemplos, foram citadas a inédita ação previdenciária, a de polícia fazendária, a Operação Amazônia  (desarticulou 1 quadrilha que agia em vários estados e  apreendeu 1t de drogas), apreensões no combate àos tráficos nas fronteiras e, sobretudo, a atuação neutra, preventiva e integrada nas últimas eleições.

Para se dirigir aos policiais, o superintendente José Carlos Calazane tratou logo de fazer associação entre tais resultados e o aumento na confiança que a sociedade acreana vem depositando na PF.

Maior exemplo disso se viu nas eleições! De acordo com Calazane, a instituição pode até ter desagradado muitos políticos, mas nem por isso deixou de lado a sua imparcialidade e rigidez na hora da aplicação da Lei, igual para todos. Tanto é que investigou e apreendeu materiais de candidatos dos dois lados (situação e oposição).

“Nestas eleições, o mais importante é que fizemos de tudo para garantir uma disputa justa e sem nunca ceder às pressões políticas. Fizemos a nossa parte e impedimos que qualquer candidato, independente de quem seja, passasse por cima da lei.

Tal postura foi destaque no país inteiro, nos rendendo elogios e criando um elo cada vez maior de credibilidade junto à população. Portanto, posso afirmar, com absoluta certeza, que o que estamos fazendo aqui hoje é histórico. E isso se deve ao empenho de cada policial”, discursou Calazane.

Como prova real das suas palavras, o superintendente mencionou a escolha de seu nome no prêmio Destaques 2010. Segundo Calazane, a premiação reflete o trabalho de toda a corporação.

“Eu acho que é motivo de muito orgulho recebê-lo, já que prêmios assim dificilmente são destinados às entidades policiais. Por isso, estarei lá para representar a todos da PF”, disse.

Para finalizar, o superintendente agradeceu aos policiais federais pelo fortalecimento da instituição e reafirmou o compromisso de todos para continuar nesta ‘coerente’ linha de ação e resultados.

A cerimônia terminou com a entonação do Hino da Polícia Federal e, depois, com café-da-manhã. O Dia do Policial Federal é regido pelo decreto 5.279/2004.

 

Sair da versão mobile