A Prefeitura de Rio Branco realiza de 29 de novembro a 3 de dezembro, na Escola Municipal de Governo, o primeiro curso na área de planejamento e gestão por resultados. A finalidade é oferecer capacitação aos gestores e técnicos municipais que atuam nas áreas de planejamento, gestão de projetos, gestão financeira e associativismo.
Do encontro, que começa na segunda-feira, 29, participam secretários municipais de planejamento, finanças, de agricultura e diretores administrativos dos 22 municípios acreanos.
O curso é uma parceira da Prefeitura de Rio Branco com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e faz parte do Projeto Brasil Municípios, coordenado pelo Ministério do Planejamento. A carga horária é de 40h e abrange temas relevantes como planejamento estratégico (fundamentos, práticas e metodologias), elaboração e gestão integrada de projetos e gestão por resultados.
Esse projeto tem a finalidade de desenvolver capacidades institucionais nos municípios brasileiros para o planejamento, gestão, monitoramento e avalia-ção de políticas públicas, com foco nas cidades das regiões Norte e Nordeste, visando à redução da pobreza, da desigualdade e da exclusão social.
Para o prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Raimundo Angelim, a iniciativa complementa todo o projeto de qualidade na gestão adotada pelos municípios, como forma de oferecer às comunidades os serviços que lhe são essenciais e prioritários para que a população tenha uma melhor condição de vida.
“Essa ação tem o objetivo de fortalecer as gestões dos municípios do Acre, dando maiores condições aos gestores de aprimorar seus conhecimentos para melhor atender a população. Com o suporte desse projeto municípios e estados terão subsídios para resolver problemas comuns, com o apoio do Governo Federal”, destaca.
Segundo o secretário municipal de Formação de Recursos Humanos, Cláudio Ezequiel, a complexidade do estado moderno exige do administrador público uma postura com foco para resultados “com eficiência, eficácia e efetividade. O curso de planejamento e gestão é importante porque fortalece os municípios, capacitando os secretários para o desafio da administração pública”, explicou.
Uma das principais linhas de atuação é a oferta de capacitação para gestores e técnicos municipais, por meio do Programa de Formação e Aperfeiçoamento de Multiplicadores. Para atender a essa finalidade, a Enap foi escolhida para elaboração do módulo “Planejamento Estratégico e Gestão por Resultados”, produzido a partir de uma visão prática de sua aplicabilidade nas prefeituras e com orientação para a resolução dos problemas detectados no dia-a-dia das gestões locais.
Enap – Vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) foi criada em 1986. Sua missão é desenvolver competências de servidores públicos para aumentar a capacidade de governo na gestão de políticas públicas, sendo público prioritário os dirigentes e potenciais dirigentes do Governo Federal. (Ascom PMRB)